Educaçâo

Começa na sexta Encontro Nacional de Folguedos do Piauí



O XXXIV Encontro Nacional de Folguedos começa nesta sexta-feira, 18 de junho, às 19 horas, na Vila Olímpica do Albertão. A programação deste ano conta com Mostra Nacional de Quadrilhas, shows musicais, seminários de tradições brasileiras, oficinas de música e dança, Festival de Toadas de Bois e mais os festivais de Viola e Repente e Sanfona de Ouro.
Doze estados já confirmaram a participação no evento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Tocantins e Pernambuco. Sergipe com o grupo Samba de Roda e Rio de Janeiro com Jongo de Pinheiral vêm pela primeira vez aos Folguedos, e claro, o Piauí participa com vários grupos vindos de 32 municípios.
Serão três os espaços de honra montados na Vila Olímpica do Albertão para receber os mais de 180 grupos que se apresentarão nos 10 dias de Folguedos: o Palco Nacional, o Palco das Tradições e o Palco do Forró. Sendo que a cada noite se apresentam, em média, 30 grupos nos três palcos.
O Palco Nacional receberá por noite, nos dez dias de evento, uma média de 120 apresentações, tendo cerca de 50 mil espectadores com os olhos voltados para este espaço, o que comprova o prestígio que os Folguedos conquistaram ao longo destes anos de realização.
O Palco das Tradições é o espaço, por excelência, dos violeiros, emboladores, malumelengueiros e do pé-de-serra. Neste palco serão realizados os Festivais Sanfona de Ouro, Viola e Repente e, também, o Festival de Forró, todos os três, competitivos.
Já no Palco do Forró haverá toda noite uma banda de forró garantindo diversão para quem quer passar a noite dançando agarradinho. E tem também Mostra de Quadrilhas que traz, este ano, 55 quadrilhas com uma média de sete apresentações por noite.
Ainda no Palco do Forró é realizado o Festival de Toadas de Bois, que objetiva manter vivo e preservar o modo de cantar e dançar piauienses. O festival de Toadas de Boi acontece dentro dos Folguedos nos dias 25, 26 e 27 de junho, com a média de 11 grupos por noite.
Feira de comidas típicas
A culinária piauiense é outro atrativo que leva o público a visitar o Encontro Nacional de Folguedos. Cerca de 160 espaços serão disponibilizados para a comercialização de comidas típicas.
Seminários Tradições Brasileiras
O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí realiza todos os anos, dentro da sua programação, seminários sobre as tradições brasileiras promovidos em parceria com a Uespi, UFPI e Iphan. Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) será realizado o Seminário Tradições Brasileiras: Patrimônio Imaterial, de 22 a 24 de junho, no Campus Poeta Torquato Neto, e, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) acontece o Seminário Tradições Brasileiras: História, Memória e Tradição Popular, de 21 a 23 de junho.
Reisado do Piauí
Por ser o espaço da tradição, o Encontro Nacional de Folguedos faz, este ano, homenagem especial a uma das manifestações culturais mais representativas do Estado, o Reisado do Piauí, na figura emblemática de dona Maria Helena de Sousa Bastos, uma das fundadoras do grupo Reisado do Piauí de Teresina.
Funcionária da Fundação Cultural do Piauí durante 25 anos, dona Maria Helena era uma apaixonada da cultura popular. Mulher atuante, participou durante muitos anos do coral da fundação; além de ter participado ativamente de várias edições do Encontro de Folguedos.
O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundac e tem como patrocinadores o Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. Além de contar com o apoio fundamental de parceiros como: CCom, Fundação Antares, Humana Saúde; Detran-PI, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar-PI, Seduc, Uespi, UFPI, Iphan, Strans, Ciptran, Sasc, Sedet-PI, Gevisa, Secretaria da Segurança Pública do Piauí, SDU/Sul e Casa do Cantador.
O Encontro de Folguedos do Piauí acontece, este ano, de 18 de junho a 27 de junho, na Vila Olímpica do Albertão.

Por Catarina Santiago/Fundac
Postado por: jorge Alves ás 18:19

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.