Educaçâo

Banco do Nordeste vai investir R$ 1,2 bilhão em turismo

O Banco do Nordeste (BNB) vai investir R$ 1,2 bilhão, entre 2012 e 2015, para fortalecer o turismo regional. Parte destes recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), será destinada à modernização, ampliação e implantação de equipamentos turísticos, ações as quais já contam com o apoio da instituição financeira.

A ideia do BNB também é interiorizar o turismo nordestino, incentivando o surgimento de novos destinos, longe das capitais, tais quais a Chapada Diamantina e Porto Seguro (BA); Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Praia da Pipa (RN), dentre outras.

Conferência internacional

Essas e outras iniciativas serão detalhadas a partir da próxima segunda-feira, 28, durante a Conferência Internacional em Turismo, que ocorre até terça, 29, no Centro de Convenções do Ceará. "É a primeira vez que se faz uma conferência com o intuito de fazer com que os cases que serão apresentados sirvam para que os entes públicos possam compreender como se constrói grandes destinos, uma cidade para sediar eventos", explica o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia.

Prioridades

De acordo com o titular da pasta, mais do que promover os estados pelo País e pelo mundo é fundamental que os gestores da área estejam atentos às necessidades de cada município, para que sejam ampliadas as potencialidade turísticas de cada região. "Estamos fazendo grandes obras, como a duplicação da CE-040 até Aracati, mas também estamos fazendo obras urbanísticas, para melhorar a estrutura viária das comunidades, ações de saneamento, e também estamos incentivando os arranjos produtivos, para melhorar a vida dessas pessoas, de acordo com a potencialidade de cada comunidade", afirma o secretário estadual.

Evento

Exemplos como o cearense serão apresentados durante a Conferência, que tem como tema "O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional". O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Setur; Ministério do Turismo; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização Mundial do Turismo (OMT), e Banco do Nordeste (BNB). A programação contará com a presença do presidente do BID, Luis Alberto Moreno; e do Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai. O encontro também envolverá a participação de gestores públicos da América Latina e Caribe.

 Fonte: Diário do Nordeste

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.