Educaçâo

Curso de Fisioterapia da UFPI de Parnaíba obteve qualificação máxima Enade e MEC

Clínica Escola de Fisioterapia do Campus 
Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba
Enade e MEC comprovam qualidade no projeto de expansão da UFPI. Os curso de Enfermagem, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), e o curso de Fisioterapia, Campus Universitário de Parnaíba, obtiveram a nota máxima no Enade (5) e qualificação 4, no CPC.

Interiorizar o ensino superior com qualidade é uma meta alcançada pela Universidade Federal do Piauí. Foi o que comprovou os resultados, divulgados na última semana, pelo Ministério da Educação (MEC), relativos ao Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade/2010) e ao Conceito Preliminar de Cursos (CPC/2010), indicadores que avaliam a qualidade das Instituições de Ensino Superior no Brasil. De acordo com essas avaliações, os curso de Enfermagem, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), e o curso de Fisioterapia, Campus Universitário de Parnaíba, obtiveram a nota máxima no Enade (5) e qualificação 4, no CPC, atendendo plenamente aos critérios de qualidade para funcionamento.

O conceito Enade mede a formação do universitário em fase de concluir seu curso. Assim, o baixo desempenho é um indicador de que a formação de quem vai ingressar no mercado de trabalho deixa a desejar. Cada curso de graduação pode tirar nota de 1 a 5. O cursos avaliados com notas 1 e 2 são considerados desempenhos insatisfatórios. A nota 3 é razoável e a nota 4 e 5 é considerado bom.

Implantado no ano de 2006, o curso de Enfermagem do campus de Picos forma, no final deste ano, a terceira turma de enfermeiros. Dedicação e determinação do corpo docente e discente foram essenciais para as conquistas alcançadas em tão pouco tempo de existência. "Sentimos muito orgulho dos resultados alcançados. As notas obtidas refletem o esforço dos professores e a dedicação dos alunos", declarou a chefe do curso de enfermagem do campus, profª Drª Roberta Vilarouca, ao ressaltar a união dos docentes e a garra dos alunos para superar as dificuldades naturais de um curso recente e implantado no interior do Estado.

Para a diretora do campus de Picos, prof. Drª. Hercília Lins, os indicativos do MEC provam o compromisso com a qualidade do ensino e o cumprimento do papel social pela Instituição. "Muitos dos nossos alunos antes mesmo de concluírem os cursos de graduação estão sendo aprovados em seleção para mestrado e em concursos públicos, concorrendo com profissionais do Piauí e de outros Estados. Este é o atestado de que estamos fazendo educação com qualidade", disse a Diretora.

O enfermeiro Mailson Fontes, natural de Ipiranga do Piauí, município da macrorregião de Picos, é prova de que a interiorização do ensino superior de qualidade gera oportunidade e muda a vida da população local. Formado na primeira turma do curso de Enfermagem do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, o jovem é técnico administrativo da UFPI e foi aprovado no mestrado em Saúde da Família da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz/CE).

Criado em 2006, o campus de Picos teve suas instalações de ampliação inauguradas no início deste mês, como parte do Programa de Expansão das Universidades Federais. Melhoria da infraestrutura com novas salas, laboratórios, auditório, Restaurante Universitário, Residência Universitária, entre outros, marcam uma nova realidade para a região sul do Estado.

O reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, não tiha dúvida quanto aos bons resultados da avaliação do Enade. "Contando com a infraestrutura, acervo bibliográfico, qualidade dos estudantes e do corpo docente o resultado seria esse. Quando a UFPI decidiu apostar na expansão dos cursos ofereceu toda a estrutura para um ensino de qualidade. Quero parabenizar a todos que integram os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho Estudantil e Conceito Preliminar de Cursos ", enfatizou o reitor.

Fisioterapia

Criado em 2007 o curso de Fisioterapia forma no final deste ano sua segunda turma. Além de pesquisa científica, o curso conta com clínica escola que oferece atendimento gratuito à comunidade de Parnaíba. São realizados em média 70 atendimentos por dia, totalizando 1400 atendimentos por mês.

Fonte: UFPI

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.