Educaçâo

Do dia 28 a 02 acontecerá a Semana Nacional de Conciliação

Será realizada no período de 28 de novembro a 02 de dezembro, a Semana Nacional da Conciliação, mobilizando Judiciário, sociedade e demais instituições, e que tem como slogan “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos”.
 O evento acontece em todo o país, e é uma iniciativa do Conselho Nacional da Justiça, que visa impulsionar a agilidade, buscando a solução do conflito através da conciliação.
No Judiciário do Piauí, participam do evento todos os Juizados Especiais, Varas deFamília e a Justiça Itinerante. Esse ano deu-se maior importância às demandas Pre Processuais, com o estímulo e criação dos Núcleos de Conciliação e Dissolução de Conflitos, e ainda a implementação do “Ser pai é legal”, nos mutirões de conciliação das Varas de Família e dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado – JECCS. Esses núcleos serão implementados em algumas comarcas do interior como Picos e Parnaíba, em fase de execução de parcerias e instalação.
Incentivar à Conciliação é um dos principais objetivos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, visando proporcionar aos jurisdicionais, uma Justiça mais rápida e eficaz. Durante a Semana da Conciliação, todos os Juízes se empenham na busca de solucionar conflitos, exercendo uma prática conciliatória de forma pacificadora. Nas cidades polos (Parnaíba, Picos, Piracuruca, Campo Maior, Piripiri, Batalha, Barras, Corrente e Bom Jesus), existe um Coordenador Regional, Juiz de Direito, que torna-se responsável pela demanda de audiência, e estarão empenhados em bater os índices do ano passado.
Em 2010, foram pautadas 5.882 audiências, sendo realizadas 80,1% desse total. Foram efetivados 2.662 acordos, correspondente a 56,5% do total de audiências agendadas. Os acordos homologados somaram R$ 8.907.213,86. A meta do TJPI é melhorar, ainda mais, os índices obtidos em anos anteriores, aumentando o número de agendamentos e de acordos efetivados.
Para o Desembargador José James Gomes Pereira, designado pelo Tribunal de Justiça do Piauí para supervisionar todos os Juizados Especiais na Semana da Conciliação, “Conciliar é a melhor forma de pacificação do conflito, uma vez que se realiza de forma eficaz, desafogando o grande volume de processos ainda existentes, reduzindo também a demanda nos Juizados Especiais, assim como nas Varas de Família e se faz necessária dentro desse conflito de interesses e o TJPI estará empenhado em superar o número de audiências já realizada em anos anteriores”, pontuou o Desembargador.
Na abertura da Semana Nacional da Conciliação de 2001, que acontece nesta segunda feira, 28 de novembro, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Edvaldo Moura e o Desembargador José James Pereira, Supervisor Geral da Semana da Conciliação no Piauí, estarão às 8:30horas nas Varas de Família da Comarca de Teresina para oficializar a abertura dos trabalhos da Conciliação. Logo em seguida, os Desembargadores participarão também da abertura oficial que será feita em parceria com a Justiça Federal no CENAJUS, onde será realizado o Mutirão de Conciliação dos Processos da Caixa Econômica Federal. 
 Ascom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.