Educaçâo

IPHAN faz descoberta histórica durante restauração da Casa Grande

Descoberta de poço dentro da Casa Grande

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou nesta sexta-feira (11) a descoberta de um poço dentro da Casa Grande onde morou Simplício Dias da Silva, em Parnaíba. Situada na Avenida Presidente Vargas, Centro, a casa é um monumento tombado nas esferas municipal, estadual e federal.

Segundo o técnico do IPHAN, Antônio Oliveira, a descoberta do poço representa um achado histórico de grande importância cultural. Com oito metros de profundidade, o poço será conservado e circundado com uma vidraça, com objetivo de se tornar um local de visitação turística.


Casa Grande é patrimônio histórico nacional
(Fotos: Estely Teles)
As obras de restauração tiveram início ainda em fevereiro de 2010 e devem prosseguir até meados do próximo ano. Até o momento, foram restaurados o telhado, o piso de madeira, além de portas e janelas, que receberam reforço. A parte elétrica e hidráulica também foi reformada.

Após o término das obras, a Casa Grande deve se tornar um centro cultura, onde funcionarão um restaurante, uma biblioteca, um arquivo público e a sede do IPHAN em Parnaíba. 



Estely Teles

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.