Educaçâo

Polícia Militar do Piauí registra déficit de quase 5.600 policiais no Estado

O coronel Jaime Oliveira, comandante do Comando de Policiamento do Interior, informou ao Cidadeverde.com que o Estado precisaria contratar mais 5.600 policiais militares. Segundo dados que levam em conta a população e números de crimes graves, o ideal era que o Piauí tivesse 12.200 policiais, mas possui atualmente 6.600.

“Isso acontece porque ao longo dos anos, houve o descaso dos comandantes gerais para inclusão de mais policiais militares. O quadro vem se modificando nos últimos dez anos pois os últimos comandantes fizeram mais contratações, mas ainda levaria muito tempo para chegar ao número ideal”, observa o coronel. Segundo ele, é preciso fazer mais concursos e incluir pelo menos mil policiais por ano no quadro da PM. Além de compensar o déficit, atual, os novos integrantes substituiriam os cerca de 180 militares que se aposentam, morrem em serviço ou mudam de profissão anualmente.
 
O coronel Jaime Oliveira explica ainda que em 1993 havia 8.700 policiais militares no Piauí, mas que esse número se reduziu a pouco mais de 5 mil durante o período do Programa de Desligamento Voluntário (PDV). O militar ressalta que neste ano mais de 800 policiais já foram incluídos no quadro da PM e 165 estão fazendo o curso de formação e devem atuar no programa Ronda Cidadão, após a formatura. 
 
Avanço
Equipar os policiais, expandir o Ronda Cidadão e o Bope são os próximos passos da Polícia Militar do Piauí, segundo o coronel Jaime Oliveira. Ele diz que já em janeiro do ano que vem o Ronda Cidadão será levado até a cidade de Picos e até o final de 2012 deve atingir as cidades de Parnaíba, Piripiri e Floriano. “Iremos distribuir duas mil pistolas .40 para os policiais do interior. Hoje, 90% a 95% dele utilizam o revólver, que é uma arma defasada. Eles também irão receber colete e algemas. A nossa meta é que cada policial do interior tenha sua arma e o equipamento de proteção”, pontua.
 
Entre os dias 21 a 25 de novembro, 176 policiais farão um treinamento na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Após a capacitação, eles serão divididos em grupos compostos por dois oficiais e 14 praças e direcionados para os batalhões de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Corrente, além das Companhias de Paulistana e Esperantina. “Esses grupos atuarão nos crimes incomuns como assalto, seqüestro, tráfico de drogas”, explica o coronel Jaime.

Carlos Lustosa Filho

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.