Educaçâo

Chocolate amargo é benéfico à saúde

A Páscoa está chegando e os chocolates já invadiram as prateleiras das lojas. Se você é uma chocólatra declarada e está tentando resistir a essa tentação, vai gostar de saber que o doce não é tão vilão quanto se pensava: de acordo com um novo estudo, ele possui antioxidantes que podem parar o ganho de peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.

O estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelou que os antioxidantes, um deles conhecido como flavonol, presentes no cacau podem prevenir a diabete tipo 2, além de ajudar no controle da obesidade. No entanto, os benefícios estão presentes no tipo mais escuro, o chocolate amargo com mais quantidade de cacau, que é o alimento com maior quantidade das substâncias benéficas.

Como nem todos os flavonóis são igualmente bons e o cacau contém muitos tipos diferentes, os pesquisadores decidiram testar e estabelecer os benefícios para a saúde de cada um. Diferentes grupos de ratos de laboratório, com dietas ricas e pobres em gordura, foram expostos aos variados flavonóis. O resultado mostrou que adicionando um grupo particular destes componentes, conhecidos como prociadinas oligoméricas, na comida fez maior diferença em manter os animais com peso baixo, sobretudo para os que recebiam dietas ricas em gordura.

Além dos benefícios para o combate do peso, a seleção de ingredientes melhorou a intolerância a glucose, o que pode prevenir a diabete. A conclusão da pesquisa veio logo depois de um estudo da Louisiana State University, que descobriu que o chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração pela forma que o corpo fermenta a fibra dos grãos de cacau. As bactérias consideradas boas no trato intestinal se alimentam de chocolate e produzem mais componentes a
nti-inflamatórios.
Fonte: Daquidali 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.