Educaçâo

Conservação de alimentos requer cuidados

A Prefeitura de Teresina recomenda atenção na hora de adquirir, preparar e consumir alimentos típicos da Semana Santa. Os principais cuidados que os consumidores devem observar são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes.

Antes de comprar o peixe fresco, é preciso estar atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo à vermelho brilhante.

A técnica da Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanine Seba, explica ainda que o ideal é que os pescados estejam refrigerados a uma temperatura máxima de 4° Celsius. Os produtos congelados devem apresentar-se duros e sem sinais de descongelamento. Devem ser conservados em temperatura inferior a -18° Celsius. “Peixes e crustáceos são alimentos altamente perecíveis e necessitam de refrigeração adequada para que estejam próprios para o consumo. A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, explica.

No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, os cuidados devem ser redobrados. Devemos verificar se o produto não apresenta manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.

Ovos de Páscoa

No caso dos chocolates, eles devem ser mantidos em local fresco e arejado. Ao verificar embalagens danificadas, rasgadas, amassadas ou quebradas, o consumidor deve descartar o produto. Os ovos devem apresentar-se limpos e sem sinais de fezes.

No rótulo, é obrigatório conter a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, data de fabricação e de validade e o número do lote. “A mesma orientação é válida para os produtos artesanais, que devem estar legalizados pela vigilância sanitária. Produtos sem procedência devem ser evitados”, alerta Jeanine.

A população deve preferir estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e comprar produtos legalizados pelos serviços de inspeção. Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, ligando para os números 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.
Fonte: Ascom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.