Educaçâo

Concurso Correios 2015: previsão de vagas para níveis médio e superior

concurso público aguardado há mais de dois anos para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) deverá ser realizado até o final do primeiro semestre de 2015 - pelo menos esta é a esperança que ainda resta até o momento. A expectativa é de que sejam preenchidas milhares de vagas imediatas e formado cadastro de reserva em diversos cargos.
A novidade é que também está prevista a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de temporários, segundo anúncio feito pelo próprio presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, no mês de fevereiro de 2015, em entrevista ao jornal "O Dia". Perguntado sobre a renovação do modelo de contratação de pessoal, Oliveira afirmou que "será por concurso, mas com validade de 12 a 60 meses". Porém, em princípio essa seleção valerá apenas para Campinas e "depois será levada para o país inteiro". Concluiu dizendo que "não abandonaremos os concursos tradicionais. Estamos em análise para um possível concurso nestes moldes ainda para 2015".
Esta solução temporária iria contribuir para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) reponha parte do seu quadro, que encontra-se carente de trabalhadores, especialmente em algumas regiões do país, bem como para aquelas onde já não há cadastro de reserva disponível.
Não há detalhes sobre a organizadora dos certames (seja o concurso, seja a seleção) e isso aumenta ainda mais a expectativa dos candidatos para o ano de 2015. Por sinal, até aqui, este tem sido um ano marcado mais por "promessas de concursos" do que de "concretização" dos mesmos. Torçamos para que o cenário melhore a partir do segundo semestre.
Deverão ser priorizados os postos de nível médio (operacionais, por excelência), a exemplo de Atendente Comercial, Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo. Também serão abertas oportunidades para o nível superior, embora as especialidades ainda não tenham sido informadas. Se prevalecer a tendência do certame de 2011, é possível que sejam também providos cargos como Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho.
A previsão é de que a empresa preencha algo em torno de 9,9 mil vagas nos próximos anos. A remuneração dos novos funcionários dos Correios deverá ficar entre R$ 1, 8 e 4,6 mil mensais, em valores de hoje. Por enquanto, uma das melhores maneiras de iniciar os estudos é utilizando o programa da seleção de 2011.
Com base no certame anterior, lembramos aos candidatos que o concurso dos Correios cobra em suas provas matérias como Língua Portuguesa, Informática, Inglês, Administração Pública, além de conteúdos específicos. Na segunda fase, os candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo passam por avaliação física.
O professor Reni Oswaldo, das Apostilas Opção, empresa que atua no mercado de preparação há mais de 22 anos, lembra que os candidatos devem ficar atentos e priorizar a matéria de Língua Portuguesa. "No concurso de 2011, três matérias - Português, Matemática e Informática - tiveram 20 questões cada uma, tendo um peso igual na avaliação geral", adverte.

Quem já fez e passou

Funcionária dos Correios na Bahia há mais de 20 anos, Madalena Santos conta que na sua época, o grau de dificuldade era muito pouco para se ingressar nos Correios, já que a sensação do momento era a iniciativa privada, com suas perspectivas de sucesso como autônomo. "Ninguém pensava muito em concurso público, mas como as coisas mudaram, ficou mais disputado agora ser aprovado", falou.
Ela indica que, ao observar as provas anteriores, o candidato deverá procurar assimilar a maneira como cada conteúdo provavelmente deva ser cobrado e com isso ele já pode aperfeiçoar sua forma de estudo. Além das provas anteriores para concursos na empresa, outro aliado será o conhecimento do estilo da organizadora a ser contratada.
O importante neste momento, portanto, é que os candidatos tenham consciência de que se antecipar nos estudos é a primeira regra a ser seguida. Para tanto, consultar o último edital é a melhor alternativa, pois nele os candidatos poderão traçar as melhores estratégias de preparação prévia, bem como poderá selecionar os melhores materiais de estudo.
Outra dica sempre lembrada é que o candidato tenha disciplina para estudar. De nada adianta ter um bom material de estudo, estar matriculado em um bom cursinho preparatório, se não tiver o entusiasmo e a perseverança para tocar os estudos e conseguir a aprovação.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.