Educaçâo

Governo quer criar escola militar, Ideb próprio e 14º salário para diretores

Em entrevista no Jornal do Piauí desta terça-feira (9), a secretária estadual de educação, Rejane Dias, anunciou a implantação do modelo de escola militar, com cursos profissionalizantes e regime de tempo integral. A gestora ainda anunciou a intenção do estado em mudar o formato de eleições para diretores e ainda conceder aos mesmos um 14º salário, além de criar um índice próprio para avaliação do desempenho da educação na rede pública. 
Rejane Dias informou que o modelo de escola militar é bem sucedido no Ceará e a experiência deve ser levada para pontos estratégicos de Teresina a partir do ano que vem. Prevendo uma procura elevada, a Secretaria de Educação deverá fazer provas seletivas para matricular os alunos. Inicialmente a escola Dirceu Arcoverde, que já conta com um trabalho semelhante no bairro Morada do Sol, zona Leste, deve adotar o sistema. 
A secretária também demonstrou preocupação com a avaliação do ensino. Para Rejane Dias, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do governo federal, não pode ser o único parâmetro para identificar as dificuldades da educação do Piauí. "O governador Wellignton Dias tem acompanhado isso bem de perto e ele tem dito que vai estar investindo porque entende que educação é prioridade para o desenvolvimento do estado", declarou. 
De acordo com Rejane Dias, um Ideb próprio do Piauí pode apontar quais as intervenções corretas a serem feitas, avaliando todas as escolas da rede estadual, e não por amostragem. Além disso, o governo pretende monitorar e premiar as melhores escolas. 
Outra novidade anunciada pela secretária trata das mudanças na escolha dos diretores de escolas. "O professor que queira ser candidato a diretor vai passar por um curso de formação na área de gestão", disse Rejane Dias. Só depois de qualificados, os candidatos iriam disputar o voto dos alunos. "Inclusive o governador está disposto a pagar um 14º salário para os diretores de escola", acrescentou. 
Rejane Dias ainda anunciou que deve entregar as obras de reforma do Liceu Piauiense no segundo semestre deste ano. 
Fábio Lima

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.