Educaçâo

INSTALAÇÃO DA INDÚSTRIA AGROCERA ZPE de Parnaíba será a primeira do Brasil a funcional.

Presidente da Associação Brasileira das Zonas
de Processamento de Exportação
 (Abrazpe), Helson Braga
O Piauí é o primeiro estado brasileiro a autorizar o funcionamento de uma indústria dentro de uma Zona de Processamento de Exportação. O pioneirismo foi assegurado na manhã desta quinta-feira (25) com a autorização do governador Wellington Dias para instalação e funcionamento da Agrocera – Indústria, Comércio e Exportação de Cera Vegetal, que anuncia para setembro o início da extração da cera da carnaúba, um insumo que tem centenas de aplicações no mercado mundial.
Estavam presentes na cerimônia o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga; o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso; o representante do Ministério do Desenvolvimento, Leonardo Rabelo Santana, que falou em nome do ministro Armando Monteiro; o representante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Delano Rocha, e o empresário Marcelo Sombra, da Agrocera, entre outras personalidades.
O presidente da Abrazpe considerou o ato desta quinta-feira em Parnaíba um marco nacional no setor das exportações. “Esse momento não é histórico só para Parnaíba e para o Piauí, não. É histórico para o Brasil, pois esta é a primeira ZPE já devidamente instalada que tem uma empresa efetivamente autorizada para começar a sua implantação e operação”, disse Helson Braga, que desde a década de 80 trabalha para a implantação das ZPEs brasileiras, criadas no governo do presidente José Sarney.
solenidade zpe de parnaib
Solenidade realizada na ZPE de Parnaíba por ocasião da autorização para a Agracera entrar em funcionamento.
Helson Braga disse ainda que das 22 ZPEs em implantação no Brasil, a de Parnaíba é a mais avançada no seu processo de instalação, sendo um modelo para as demais. Segundo ele, sempre que a Abrazpe é procurada para dar orientações a respeito do assunto, a ZPE de Parnaíba é apresentada como exemplo. “Sempre dizemos: vá a Parnaíba, veja o que está sendo feito lá, porque nós estamos implantando uma ZPE de acordo com a recomendação da Receita Federal”, testemunhou.
O governador Wellington Dias também comemorou o fato da ZPE Parnaíba ser a primeira do Brasil a ter uma empresa autorizada a funcionar. Ele ressaltou o papel do poder público para permitir o início das atividades e manifestou confiança na iniciativa empresarial. Sobre o início das atividades da Agrocera, ele disse: “O cronograma agora é do setor privado, que normalmente tem mais agilidade que o setor público”. O governador ressaltou que, além da Agrocera, outras três empresas estão com projetos aprovados para a ZPE e outras seis aguardam aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
O prefeito Florentino Neto lembrou o histórico de implantação da ZPE Parnaíba, quando esteve no local pela primeira vez com uma equipe do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) para demarcar a área, atendendo recomendação do governador Wellington Dias e do prefeito de Parnaíba da época, José Hamilton Castelo Branco, que também estava presente na mesa de honra da cerimônia. Para ele, o início das atividades da primeira empresa é uma vitória de todos que colaboraram e continuam colaborando com o projeto da ZPE Parnaíba.
caminhões com equipamentos da agrocera
Caminhões carregados com equipamentos para instalação da indústria Agrocera.
Para ocupar a área de 313 hectares do condômino industrial, o presidente da Companhia Administradora da ZPE, Paulo Cardoso, informou que está havendo um trabalho articulado do governador Wellington Dias, do prefeito Florentino Neto e da Companhia Administradora da ZPE para atrair novas indústrias. “Contamos com uma política séria de atração de investimento para trazer para este complexo industrial empresas que tenham capacidade para investir e produzir”, disse.
O coordenador geral de análise de projetos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Leornardo Rabelo de Santana, disse que a ZPE Parnaíba de coaduna com os objetivos do programa do governo federal para o setor de exportação, lançado já esta semana. Leonardo destacou o avanço nas ações da ZPE Parnaíba e confirmou o empenho do ministro Armando Monteiro com para o funcionamento das ZPEs brasileiras.
jornaldaparnaiba

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.