Educaçâo

PARNAIBANO NO PÓDIO Parnaibano vence campeonato mundial de jiu-jítsu realizado nos EUA

O parnaibano Lucas Gualberto Gomes do Nascimento, de apenas 17 anos de idade, já colocou seu nome na história do jiu-jítsu piauiense e brasileiro. Mesmo tão novo, o adolescente já foi campeão brasileiro e sul-americano desta arte marcial. E como se não bastasse, o atleta se tornou na noite deste sábado (30/05), campeão mundial na categoria juvenil II meio-pesado da faixa azul, e é o primeiro lutador do Piauí a conseguir este feito. A competição foi realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.
A conquista do parnaibano se deu após três lutas no campeonato, tornando-se campeão após finalizar um atleta da Angola na última disputa que durou cerca de quatro minutos. Pertencente à equipe “Heleno Maia Jiu-jítsu” de Parnaíba, Lucas Gualberto possui seis anos de experiência e é fruto do projeto “Lutando pelo Futuro” da Prefeitura Municipal de Parnaíba.
Segundo o treinador do novo campeão mundial, Lucas teve a viagem e hospedagem financiada pela Prefeitura através do projeto Talento Esportivo, aprovado na Lei Orçamentária Anual 2015. Ele ressalta que o adolescente teve que viajar sozinho para o exterior, contando somente com seu talento e dedicação.
familiares e amigos
Familiares e amigos comemoram a vitória do parnaibano
“O Lucas é referência como atleta, como aluno e cidadão. Não é à toa que está conquistando tudo isso. Ele é um verdadeiro exemplo. No momento da vitória, todos nós choramos de emoção. Foi o nosso primeiro atleta a lutar um mundial e já foi campeão, e isso é uma satisfação muito grande para a nossa equipe. Com essa dedicação, todos já sabem o futuro brilhante que este garoto tem pela frente”, afirmou o treinador do atleta campeão, Werverton Baboo.
No momento da grande luta, familiares, amigos e colegas de academia se reuniram na residência do parnaibano para prestigiar a vitória. Emocionado com a conquista do filho, Marciano Gualberto Andrade Nascimento frisou que a base familiar foi um ponto preponderante para o crescimento do jovem. O pai de Lucas relembra momentos difíceis da curta carreira do menino.
“Só a gente sabe o quanto foi difícil ele chegar lá, devido à situação financeira. Para conseguirmos os patrocínios foi muito complicado. Mas o sentimento que fica é de sonho realizado e de alegria. E tudo isso é muito gratificante pra mim como pai. O Lucas vem de uma trajetória brilhante. Ele foi campeão sul-americano, brasileiro e agora mundial. Ele é o nosso orgulho”, ponderou o pai do adolescente emocionado com a conquista.
treinador
Ttreinador do atleta campeão, Werverton Baboot
Fundado em 2006, o “Lutando pelo Futuro” é um projeto que revolucionou a vida de muitos jovens parnaibanos que puderam ser retirados do mundo da criminalidade e das drogas. Chefiado pelo mestre Heleno Maia, o projeto já atendeu milhares de jovens e conquistou os lugares mais altos de vários campeonatos no Brasil.
“Fica um sentimento de dever cumprido. Na minha análise, o professor é responsável somente por 30%, os outros 70% fica com o atleta no treinamento, na preparação física, na técnica e no momento do campeonato. Em verdade, o grande herói nesta história é o Lucas. E os grandes campeões são os meninos que treinam com ele. Tudo que ele já conquistou, só foi coroado com este campeonato mundial”, disse Heleno de Souza Maia, mestre de jiu-jítsu, que é também Secretário de Esportes e Lazer de Parnaíba.
Por Kairo Amaral/MN

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.