Educaçâo

População aguarda por até um ano a marcação de cirurgias no Hospital Regional de Parnaíba

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) ocupou a tribuna, nesta terça-feira (2), para criticar a demora no atendimento aos pacientes da região Norte do Estado, que aguardam por até um ano a marcação de cirurgias no Hospital Regional de Parnaíba (HEDA). Segundo o parlamentar, o problema é decorrente da falta de especialistas disponíveis para a realização de procedimentos cirúrgicos, em virtude do baixo valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que inviabiliza a permanência dos profissionais à disposição dos hospitais públicos.
“O SUS não consegue atrair os profissionais especialistas, pois, atualmente, paga um valor irrisório pelas cirurgias, que, geralmente, são procedimentos de média e alta complexidade. Tal situação atinge de forma grave a população mais humilde, que amarga uma longa espera para conseguir marcar uma cirurgia. Em muitos casos, essas pessoas têm de se desfazer de seus bens ou mesmo pedir empréstimos para conseguir custear o procedimento na rede particular”, ressalta Dr. Hélio.
Com o intuito de debater a falta de acesso da população de Parnaíba e região às cirurgias com especialistas que demoram mais de um ano para serem marcadas, o deputado estadual propôs a realização de audiência pública, no dia 19 de junho, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Vereadores de Parnaíba. Para tanto, serão convidados representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Associação de Médicos Parnaibanos, bem como diretores de hospitais públicos e privados da região.
Além da falta de especialistas, Dr. Hélio também relatou sobre a crescente demanda de atendimentos no HEDA, oriundos, especialmente, de acidentes envolvendo motocicletas. “Acreditamos que somente através do diálogo com as partes envolvidas é que poderemos encontrar uma solução viável para a saúde na região. E isso não é impossível, pois em Teresina, a Prefeitura já adotou uma tabela diferenciada para os repasses do SUS, dando um incentivo a mais aos médicos”, argumenta.
Novo hospital de urgência para Parnaíba
O Hospital Regional de Parnaíba passa, atualmente, por um processo de transferência da sua administração, que deixará o Governo do Estado para ser suprida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em decorrência da instalação do curso de Medicina na cidade. “O HEDA não foi construído para ser de urgência, além de estar passando para a administração da universidade. Daí defendermos o planejamento e a construção de um novo hospital de urgências para Parnaíba e região, que atenderá a demanda de pacientes existentes”, argumenta Dr. Hélio.
Thamirys Viana

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.