Educaçâo

Gestores do Nordeste debatem pesquisa e captação de recursos

I Encontro dos Presidentes das FAPS do Nordeste (Foto:Allan Campelo)
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), o 1º Encontro dos Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do Nordeste. O objetivo do evento foi a proposição de linhas de pesquisa comuns aos estados para a captação de mais recursos dos órgãos federais. A proposta será encaminhada aos respectivos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico, que se reúnem com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, e com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A programação faz parte do preparatório para o 4º Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece nesta sexta-feira (17) em Teresina.
Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, o encontro dos presidentes da FAPs foi um ganho positivo na organização das Fundações na busca conjunta de recursos. “Elegemos cinco linhas de pesquisa prioritárias para fazer um projeto conjunto a fim de buscar mais recursos para a ciência, tecnologia e inovação nas agências de fomento regionais, nacionais e internacionais”, explicou. Ele disse ainda que, embora o momento seja difícil para o país, também há oportunidades de unir ideias e conseguir novas fontes de financiamento.
Com relação às linhas de pesquisa, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes, afirmou que todas elas envolvem temas comuns aos estados do Nordeste como Segurança Pública, Energia, Mobilidade Urbana, Recursos Hídricos, Semiárido e Pobreza. “Definimos essas linhas e, a partir delas, poderemos angariar recursos junto a instituições que podem financiar a pesquisa e ajudar as fundações a enfrentarem as dificuldades de repasse das agências federais”, descreveu.
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Manoel Lucas Filho, definiu o encontro realizado na Fapepi como histórico. “Oficialmente, é o primeiro encontro do Nordeste. Nós temos problemas comuns e linhas de pesquisas direcionadas à nossa realidade. É muito importante que estejamos aqui levando nossas sugestões aos governos estaduais 
e ao governo federal”, destacou.A questão da água e dos recursos hídricos é uma discussão essencial para o Nordeste, segundo Cláudio Benedito Silva Furtado, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Coordenador Regional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). “A gestão de recursos hídricos para o Nordeste é importantíssima. Passamos por um período de seca de mais de quatro anos e temos um colapso no abastecimento. Temos que pensar na água em todos os sentidos: abastecimento, captação, tratamento e reuso”, definiu.

A importância do encontro foi destacada também pelo presidente em exercício da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec), Josenito Oliveira Santos. “Os temas aqui discutidos são de bastante relevância para todos nós. E esperamos encontrar êxito na aplicação dessas políticas de ciência e tecnologia para o Nordeste e que traga qualidade de vida para o nosso povo”, ressaltou. Já o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Francisco César de Sá Barreto, definiu a reunião como “uma oportunidade rara porque os presidentes não se encontram regularmente. E hoje, estávamos todos aqui discutindo temas de interesse para a região que serão encaminhados para os secretários, governadores e ministros nos próximos dias”.
O assessor-chefe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Marcos Americano da Costa, representando o diretor-geral Eduardo Santana de Almeida, destacou o tamanho do estado baiano como um dos desafios na gestão e que o encontro proporcionou uma troca de experiências. “Ouvir os colegas foi muito positivo. Nós somos um estado grande e temos algumas dificuldades geográficas. A troca de informações é importante para se fazer uma gestão mais eficiente, entendendo as soluções adotadas pelos outros presidentes”, pontuou.
O desenvolvimento de tecnologias para o combate à pobreza foi destacado pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira de Souza. “A demanda principal da Fapema e do Estado do Maranhão é trabalhar arduamente para a superação da pobreza e colocar a ciência e a tecnologia a serviço disso. Nós propusemos um grande debate em torno de tecnologias sociais para a superação da pobreza”, enfatizou. Ele reforçou a importância da iniciativa da Fapepi para o desenvolvimento do Nordeste. “A região precisa de muita atenção. Por muito tempo estivemos desarticulados sem se preocupar com o que podemos fazer juntos. Acho essa iniciativa de convidar os presidentes para iniciarmos esse processo de colaboração e entendimento muito salutar”, declarou.
Propostas para o desenvolvimento do Nordeste
Durante a tarde desta quinta (16), os presidentes das FAPs da região nordeste estiveram reunidos com os secretários de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, com a presença do governador do estado, Wellington Dias, oportunidade em que apresentaram as propostas discutidas no encontro da manhã, a serem encaminhadas no 4º Encontro dos Governadores. 

Hotsite
A cobertura do Encontro dos Governadores do Nordeste está disponível no hotsite do evento.

Mário David Melo

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.