Educaçâo

PARNAÍBA CICLOVIAS E CICLOFAIXAS: saiba a diferença

Ciclofaixa

Nem queria me posicionar nesta questão pelo fato de muitas das vezes ser confundido por posicionamento político. Mas o X da questão é que estão confundindo a população com o nome dado. No meu entendimento o que está sendo implantado na Avenida São Sebastião, em Parnaíba não é uma CICLOVIA e sim uma CICLOFAIXA, entretanto não quero ser o dono da verdade. Veja abaixo, compare e tire sua conclusão.
CICLOVIAS E CICLOFAIXAS: saiba a diferença.
CICLOFAIXA: As Ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos elas registram a preferência aos pedestres, mas os carros as atravessam, entretanto, a orientação do Contran é que as ciclofaixas não diminuam o espaço dos veículos. Existe também a Ciclofaixa Operacional, que é uma faixa exclusiva para os ciclistas, instalada temporariamente durante eventos, que pode ser sinalizada com cones, cavaletes ou fitas. As Ciclofaixas de Lazer, instaladas aos fins de semana, também são Ciclofaixas Operacionais.
CICLOVIAS: As ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única e as ciclovias próximas a orla são bons exemplos deste tipo de via.
ciclovia
Ciclovia
O investimento público em ciclovias e ciclofaixas e a urbanização interligando pontos distantes da cidade, incentiva o uso da bicicleta não só como uma forma de lazer, mas como um meio de transporte eficiente, econômico e sustentável. Se sua cidade ainda não tem espaços destinados aos ciclistas, que tal sugerir através de grupos de apoio aos ciclistas? Já existem algumas iniciativas de grupos em diversas cidades do país. Em São Paulo algumas delas se uniram e formaram a Cicloliga. Juntos propõe projetos de utilização da bicicleta com outros modais e fazem campanhas pela segurança dos ciclistas no trânsito.
Também já existem softwares que ajudam a simular a Urbanização das cidades em 3D, como acontece com o plugin Modelur, que instalado junto ao software SketchUp, nos auxilia na visualização do Planejamento Urbano, de acordo com os Planos Diretores vigentes. Para aprender como colocar os dados da sua cidade e utilizar estes recursos no SketchUp, assista o Curso SketchUp 8.0 Urbanismo com Modelur no portal CADguru.
Com informações de segurança e iniciativas de uso, a bike é uma ótima alternativa para o caos no trânsito e para minimizar a poluição das cidades!
Vejam a seguir fotos da ciclofaixa (a meu ver) que está sendo implantada em Parnaíba,
ciclofaixa-Parnaiba 1ciclofaixa-Parnaiba

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.