Educaçâo

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros não lê nem um livro

© Fornecido por Notícias ao…
Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio (Fecomércio) do Rio de Janeiro aponta que 70% dos brasileiros não leram um livro sequer em 2014. O dado é alarmante, segundo especialistas. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, por exemplo, em 2006, a média de leitura fora da escola era de 5,1 livros por ano. Na França, a média foi de 7 livros lidos, na Inglaterra 4,9 e na Colômbia 2,4.
Mas por que o Brasil lê tão pouco? De acordo com o ZH Entretenimento, as respostas de professores e escritores passam, inevitavelmente, pelo investimento que é feito em estudo, pela falta de vontade política, pelo processo de alfabetização tardio e pela própria cultura do povo brasileiro, mais oral do que textual.
A professora Regina Zilberman, do Instituto de Letras da UFRGS, lembra que as crianças brasileiras passaram a ser alfabetizadas de maneira séria há menos de 100 anos. “Nós ignoramos a alfabetização por boa parte da nossa história. A obrigatoriedade é de meados de 1930, não tem 100 anos. Ou seja, saímos atrasados em relação a outros países. E no Brasil existe a cultura da oralidade muito mais forte do que a cultura letrada, como há na Europa. No continente europeu, o livro sempre desempenhou um papel importante, inclusive religioso. Aqui, não”, esclarece a especialista ao site. Regina lembra ainda que há uma tentativa de popularização do livro, mas que o preço de uma obra ainda é alto.
MSN

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.