Educaçâo

Acessibilidade nas escolas será prioridade para Seduc

Uma tabulação dos dados do Censo Escolar de 2014, elaborada pelo site nacional G1 e divulgada esta semana, informa que no Piauí 33% das escolas possuem acessibilidade. Apesar do percentual estar acima da média nacional, que ficou em 27%, a secretária da Educação, Rejane Dias, declara que elevar este total será uma das prioridades da atual gestão.
A secretária já realiza trabalhos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência no Estado e pretende continuar com estes feitos na Educação. “Além de aumentar o número de escolas com acessibilidade, temos o plano para expandir o ensino especial, descentralizando para todas as regiões do Estado”, relata.
Rejane Dias lembra ainda que o processo de acessibilidade das escolas estaduais foi alavancado no primeiro mandato do governador Wellington Dias. Em apenas um programa, mais de 150 escolas receberam o benefício como parte do programa de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular.
O planejamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos de ensino regular. Além disso, todas as novas obras e reformas devem contemplar o acesso às pessoas com deficiência.
Censo
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. O estudo coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto 
Mateus Noronha

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.