Educaçâo

Fugindo da seca do Ceará e Rio Grande do Norte empresas de fruticultura se instalam nos Tabuleiros Litorâneos

Por falta de água no Ceará e no Rio Grande do Norte, após cinco anos de seca, empresas de fruticultura que atuavam nos dois Estados estão se transferindo para o perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba (345 km de Teresina) e Buriti dos Lopes, em busca de segurança hídrica.
Entre as empresas que se transferiram do Ceará e Rio Grande do Norte para o Piauí está a maior exportadora de frutas do Brasil, a Agrícola Famosa, também a maior que está plantando e produzindo melão e melancia em 400 hectares no perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos e está implantando mais 300 hectares fora da área da área irrigada.
Exportadora de melões e melancias, a Agrícola Famosa está oferecendo 600 empregos diretos no Piauí.
Fundada em 1995, a Agrícola Famosa é uma empresa de capital nacional situada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Em seus 16 anos de existência, a Agrícola Famosa tem 5 mil empregados.
“Por causa da escassez de água no Estado do Ceará e no Estado do Rio Grande do Norte e em Petrolina, em Pernambuco, onde já existem produtores sofrendo com a falta de água, há uma busca pelas áreas irrigadas, principalmente quando você tem um perímetro irrigado como o Tabuleiros Litorâneos, que tem 2.400 hectares irrigados e que tem uma segunda etapa de mais 6 mil hectares e não tem problemas de falta de água porque a fonte hídrica é o rio Parnaíba e não tem conflito de natureza humana pelas águas porque as águas do rio Parnaíba vai direto para o mar, então você não tem esse tipo de conflito como existem no Rio Grande do Norte e Pernambuco. Então, é um atrativo que esses empresas estão tendo, inclusive está se instalando no perímetro irrigado a empresa agrícola Formosa, que é muito reconhecida e mais importante do Brasil”, afirmou o gerente executivo dos Tabuleiros Litorâneos, Francisco Suassuna de Alencar Neto.
Francisco Suassuna afirmou que a Agrícola Famosa já vai exportar melão e melancia produzidos no Tabuleiros Litorâneos ainda este ano. A Agrícola Famosa atua em três Estados – no Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Uma parte da fazenda que a Agrícola Famosa tem no Ceará está migrando para o Piauí, nos Tabuleiros Litorâneos. A empresa estava esperando apenas a licença ambiental para começar a plantação e a exportação de melões e melancias.
A empresa abriu uma filial em Parnaíba.
O perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos tem hoje 12 empresas e 70 pequenos produtores. Estão produzindo nos Tabuleiros Litorâneos a Acepar, a Brasil Orgânico, a Acel, a Vegaflora, além de uma empresa produtora de leite que está criando gado em 40 hectares, bem como empresas do Ceará que procuraram segurança hídrica no Piauí.
“A Acepar está produzindo acerola; a Brasil Orgânico está produzindo mamão e acerola, além de criação de peixes; o empresário André está criando gado de leite para abastecer as indústrias da região de Parnaíba e a Vegeflora, que está fazendo a extração de óleos essenciais do jaborandi para a indústria farmacêutica. Eles têm dentro do perímetro caldeiras para a extração dos óleos essenciais para a exportação”, falou Francisco Suassuna Neto.
Segundo ele, só de acerola as empresas agrícolas que trabalham nos Tabuleiros Litorâneos produzem 6 mil toneladas por ano; e de 8 a 14 mil toneladas de melancia e mamão.
“Estão indo para os Tabuleiros Litorâneos os médios produtores da região do Baixo Acaraú, no Ceará, que enfrentaram escassez de água e precisam continuar com sua produção para atender os seus clientes”, afirmou Francisco Suassuna.
 Efrém Ribeiro/MN

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.