Educaçâo

Ministro assina acordos para cooperação em educação profissional com governo da Alemanha

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, se reuniu nesta quinta-feira, 20, com o ministro da Educação e Ciência da Alemanha, Georg Schütte, para discutir cooperação entre os dois países. Foram assinados acordos relativos à educação profissional, a mestrados profissionalizantes e que preveem o fomento ao ensino de língua alemã nas escolas públicas brasileiras.
Sobre o ensino da língua alemã, o ministro assinalou que mais de 80 mil alunos da rede pública brasileira estudam alemão como língua estrangeira. “Entre os vários acordos, vamos fomentar o ensino de alemão nas escolas brasileiras, oferecendo formação de professores. Nós também firmamos um acordo pelo qual o ensino de alemão a distância será proporcionado a universitários brasileiros por meio do programa Idiomas sem Fronteiras”, explicou o ministro.
As representações dos dois países também assinaram declaração conjunta sobre a cooperação em matéria de educação, ciência, tecnologia e inovação. De acordo com Janine, a Alemanha detém um sistema sólido de educação profissional. “A educação profissional é um dos pontos fortes da Alemanha. Mais da metade dos jovens de 15 a 17 anos estão fazendo ensino profissional e técnico; no Brasil este número é de cerca de 10%.”
Lembrando os bons resultados do Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação tecnológica do mundo, em que o país foi campeão, o ministro destacou a criação de espaços de discussão sobre educação profissional entre Brasil e Alemanha. “Estamos no bom caminho, mas queremos conhecer melhor o sistema alemão, que tem vários pontos que podem ser úteis para aprimorar o nosso”, concluiu.
Os encontros fazem parte da agenda da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, ao Brasil, pela ocasião da inauguração do Mecanismo de Consultas de Alto Nível no âmbito da Parceria Estratégica Brasil-Alemanha. 

Assessoria de Comunicação Social

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.