Educaçâo

MÚSICA Banda Simplício Dias é atração em Cocal

Prefeitura do município de Cocal iniciou a programação do aniversário de 67 anos e para abrilhantar o evento contou com apresentação da Banda Simplício Dias da Silva, da Prefeitura de Parnaíba. A banda recebeu os olhares atentos dos presentes sendo uma das principais atrações da solenidade.
A banda de música municipal foi a segunda criada na cidade de Parnaíba. É uma das mais antigas do Nordeste com 128 anos de existência. Em Parnaíba, antes dela existiu uma formada por escravos e pertencia a Simplício Dias da Silva.
A banda é tombada como patrimônio artístico, histórico e cultural e um momento que marcou a sua história, foi regida por um dos maiores pianistas do mundo, Arthur Moreira Lima, em solenidade realizada pela “APAL” no auditório da Universidade Federal do Piauí (Campus Ministro Reis Velloso), na célebre noite de 25 de julho de 2008.
A Banda Municipal é um dos maiores patrimônios da cidade de Parnaíba. Possui uma trajetória marcada pela atuação de grandes profissionais da música de nossa cidade.
História:
Surgiu no século dezenove, em 1886. Chamada inicialmente de “Lira de Pedro Braga”, por causa do fundador, o maestro Pedro José Braga, clarinetista, compositor e mestre de obras, que às suas expensas manteve a banda até 1918, quando o intendente Nestor Gomes Veras adquiriu mediante compra os instrumentos do maestro. A partir dessa aquisição, os músicos da lira permaneceram no quadro, e sob tutela do poder público, estava institucionalizada e denominada “Banda de Música Município”.
banda municipal simplicio dias 1Em 1917 o Interventor Nestor Veras autorizou a construção e revitalização do Largo da Matriz (hoje Praça da Graça) e neste mandou erigir um coreto com intenções, que incluíam o desejo de organizar as futuras apresentações da Lira. No mesmo coreto, a Banda (carinhosamente chamada de Furiosa) passou a executar retretas para animar a população nos finais de semana.
Em 1920 a Banda perde seu Mentor e Criador Pedro Braga, assumindo o posto de maestro e regente Carlos Sousa Lima. Ao longo de sua história a Banda teve ainda como regente: Almir Araújo, Norberto Pereira de Brito e Francisco de Assis Aguiar (Mestre Zullite). Hoje nossa Banda está presente no cotidiano da cidade, sendo vista com frequência, nas mais diversas solenidades cívicas e culturais.
Há dois uniformes usados pela Banda Municipal: passeio e gala, este último semelhante ao utilizado pelas patentes mais altas das Forças Armadas e carrega as mesmas insígnias do uniforme de passeio. Está baseada na Secretaria Municipal de Cultura (sec@parnaiba.pi.gov.br ) e conta com 28 músicos.
Na sessão do dia 02 de novembro 2009, foi aprovado o projeto de lei N° 3.403/2009, de autoria do vereador Fernando Gomes que denomina a Banda Municipal de Parnaiba  “Banda Municipal Simplício Dias”. Essa homenagem se deve ao fato qual o Sr. Simplicio dias da Silva, parnaibano, coronel de milícias e rico proprietário de terras, fundou, no início do século XIX, a primeira orquestra do Piaui, e é considerado o primeiro mecenas (financiador e apoiador das artes) no Estado.
Ainda no ano de 2009, ingressa no quadro a musicista clarinetista Steyce Cardoso, que segundo os registros históricos, é a primeira mulher a fazer parte da Banda Municipal.


Jornal da Parnaíba

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.