Educaçâo

Perfurações de poços de gás e petróleo podem iniciar em 2016

Com a intenção de acompanhar de perto as pesquisas que estão sendo feitas no Piauí em busca de gás e petróleo, o governador Wellington Dias esteve no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20), em audiências estratégicas na sede da Agência Nacional de Petróleo (ANP), nas empresas Empresa Brasileira de Petróleo (Petrobras) e Petrogal e Ouro Preto. Os resultados das pesquisas são extremamente animadores e as primeiras perfurações poderão ser feitas já em 2016
A sugestão do governador é partilhar riscos e criar até um termo, por parte do Estado, de compensação dos investimentos feitos nestas áreas. "Acreditávamos, como era previsto, no potencial do poço de Capinzal, no Maranhão. Os resultados são bons nas perfurações já realizadas ali. Agora, vão alcançar seis milhões de metros cúbicos por dia. Estamos muito otimistas", ressaltou.
Na ANP, a diretora geral Magda Chambriand, destacou que o Piauí e o Maranhão estão no mesmo contexto da bacia do Parnaíba, que já tem sucesso exploratório revelante. "Esse sucesso nos fez progredir e avançar na direção da exploração de mais áreas. O Piauí foi a primeira área em que apostamos para fazer a primeira aquisição sísmica 2D da ANP. Um levantamento grande, feito com recursos do PAC. Áreas já licitadas e que podem ter o mesmo potencial do Maranhão", observou.
Magda Chambriand concordou em organizar uma reunião de trabalho para pactuar soluções para cada ente envolvido, com estabelecimento de prazos e reuniões de acompanhamento.
Luís Coelho, secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis; Fábio Amorim e José Carlos Garcez, diretores da Gaspisa, participaram do encontro.
Minérios
De acordo com o governador, o Piauí tem 26 áreas de grande potencial, como gás, petróleo em mar, reservas de ferro com cerca de 1 bilhão de tonelada cada, ouro, calcário, argila branca para produção de porcelana, agronegócios, dentre outras. "Coisas grandes estão acontecendo. O gás é parte disso. Estamos aqui para fortalecer essa parceria para ajudar a fazer acontecer. Há um interesse estratégico no Brasil nesta região", enfatizou.
Pesquisas positivas
Verificar o cronograma de trabalho e oferecer todo o apoio do Governo do Estado para possíveis demandas das empresas foi um dos objetivos da visita. "Fizemos um contato mais direto, apresentando nossa equipe e mostrando como essas pesquisas são importantes para o desenvolvimento do Piauí e do Brasil" , declarou Wellington Dias.
A Petrogal adquiriu quatro blocos em cerca de 12 mil quilômetros quadrados. Na sede da empresa, que tem o compromisso de realizar estudos até agosto de 2017, a comitiva piauiense foi recebida pelo diretor presidente, engenheiro Carlos Alves; o diretor de Operações, Alberto Almeida; e a coordenadora comercial e contratos, Nicole Potz.
De acordo com o relatório apresentado, a empresa já realizou aerolevantamentos em 2D  na área adquirida e está Iniciando estudos geotecnologicos e de inclusão fluida. Essa nova fase deve demandar licenciamento ambiental. Alcançando resultados favoráveis, entre 2017 e 2019 pode haver a perfuração de poços.
Na empresa Ouro Preto, o governador e sua equipe foram recebidos pelo diretor-presidente Rodolfo Landim;  o diretor de Exploração e Produção, Edmundo Marques; o diretor de Tecnologia, Marcos Leme; e a gerente de Meio Ambiente da empresa, Glória Marins. A Ouro Preto apresentou cronograma de atuação desde a aquisição dos blocos, em 2013, com início do primeiro período exploratório. Adquiriram quatro blocos com 12 mil quilômetros quadrados, 9 mil destes no Piauí. Em janeiro de 2014, iniciaram a aquisição sísmica 2D e paralelamente fizeram estudos geoquímicos e por satélite.
Várias áreas em potencial foram identificadas e agora a empresa verificar, com tecnologia 3D, cerca de 372,5 quilômetros, um investimento de mais de R$ 12 milhões, já em progresso. A empresa executante já foi licitada e está no Piauí iniciando os trabalho. "Se tudo der certo, em 2016 iniciamos as primeiras perfurações", garantiu o diretor-presidente, comemorando o fato de pela primeira vez receber um governador de estado na sede da empresa.
"Se de um lado é sucesso de negócio para as empresas, é também sucesso para o Piauí, pelo que vai acontecer dali pra frente. Precisamos de um poço perfurado com resultados positivos e muita coisa vai acontecer", declarou o governador Wellington Dias em cada uma das reuniões.
Redação CCom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.