Educaçâo

Lagoa do Portinho volta a agonizar

A lagoa já teve mais de 5 milhões de m³ de água.


Abandonada pelo poder público a Lagoa do Portinho, que já foi um dos principais pontos turísticos do litoral do Piauí, localizada entre os municípios de Luís Correia e Parnaíba, volta a ficar com níveis de água muito baixos, ameaçando desaparecer.
Em 2015 a lagoa ficou totalmente seca, mas com as chuvas do inverno de 2016 voltou as esperanças de ter a lagoa de volta. Entretanto, já agora no início do mês de setembro, faltando ainda quatro meses para o início do novo inverno, a lagoa volta agonizar, principalmente pelo aterramento do canal de comunicação com o mar e supostos desvios de afluentes, como o rio Portinho e o rio Marruá, para represas e açudes particulares destinados a atividades aquícolas (criação de peixes), conforme ficou constatado em laudo técnico produzido pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Valdecir Galvão, que tem pós-doutorado em Meio Ambiente.
O local recebia embarcações para passeios turísticos e também era fonte de renda de moradores com a pesca artesanal. Agora, a lagoa está de novo secando e é possível até atravessar a pé pelo seu leito. O mau cheiro com os restos de peixes e moluscos que morrem com a falta de água volta a ser problema em alguns pontos da lagoa.
Potencial hídrico da lagoa:
A Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) estima que a bacia hidrográfica da lagoa do Portinho possui área de 41 mil hectares e a bacia hidráulica tem volume aproximado de 5 milhões m³, enquanto a vazão média natural afluente corresponde a 2 m³/s (segundo).
Jornal da Parnaíba

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.