Educaçâo

TV DIGITAL MEC participa de cooperação que levará canais às cidades com mais de 100 mil habitantes

“A comunicação de todos os brasileiros com todos os brasileiros sem acepção de origem étnica, sem preconceito, que é um dos fortes elementos éticos presentes na nossa inspiração de ação conjunta de governo, na inspiração de todos os ministérios aqui presentes, designa o papel que terão também os veículos que nós estamos agora tentando aprimorar com a assinatura destes documentos legais”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica para implantação dos canais do Poder Executivo federal do sistema público de TV digital.
O acordo, assinado nesta terça-feira, 1º de setembro, em Brasília, prevê a cooperação entre os ministérios da Educação, das Comunicações, da Cultura, da Saúde, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) na área de transmissão de televisão digital.
Para contextualizar, o ministro, na cerimônia, lembrou o papel pouco conhecido do Marechal Rondon e ressaltou a importância da comunicação de todos os brasileiros. “Ele é considerado o patrono da comunicação brasileira, por seu trabalho de instalação de telégrafos nas regiões mais afastadas do país. É o símbolo da nossa aproximação com nosso compatriotas indígenas.”
Pelo acordo assinado, os canais digitais serão levados a todos os 279 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes até 2019, a começar por Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília, que já devem receber o sinal digital como projeto-piloto ainda este ano.
A TV digital usa tecnologia específica, que proporciona transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal) e oferece imagem de melhor qualidade, em alta definição.
Caberá à EBC a coordenação técnica para implantação da rede digital, bem como o apoio e o monitoramento da operação dos canais do sistema público de TV digital e de canais da educação, cultura e saúde. Os parceiros vão integrar a produção, coprodução, licenciamento, compartilhamento e distribuição de conteúdos.
Avanço — Janine Ribeiro destacou a importância da televisão pública para informar e educar a população em questões de saúde, cultura e educação. “A partir dos canais, que vão estar com uma qualidade melhor de transmissão, a cargo de cada um dos ministérios, vamos avançar muito no aprimoramento das condições de vida do nosso povo”, disse.
O acordo também prevê que a programação esteja integrada por meio do Banco de Compartilhamento de Conteúdo da Rede Nacional de Comunicação Pública–Televisão (RNCP–TV) e o desenvolvimento da Rede de Distribuição de Conteúdo (CND) e de sistemas de gerenciamento.
Assessoria de Comunicação Social

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.