Educaçâo

Comercialização de caranguejo fica proíbida

Teve início no domingo, dia 09, no Piauí, o período de defeso do caranguejo, que foi criado para proteger os animais durante o período reprodutivo. 
Apesar da proibição o seguro defeso do caranguejo está suspenso por 120 dias, após liminar concedida por Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deixando os catadores de caranguejo desamparados.
A partir desta data fica proibido o transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie no Piauí e em mais nove estados brasileiros.
O período vai até o dia 15 de janeiro e volta a vigorar na semana de 24 a 29 de janeiro. No mês de fevereiro a proibição vai valer nas semanas de 9 a 14 e de 23 a 29. E em março, no período de 9 a 14 e de 24 a 29.
O defeso do caranguejo-uçá é definido por instrução normativa do Governo Federal e foi criado para proteger os animais durante o período reprodutivo, conhecido como “andada”.
O período de reprodução é chamado assim porque nessa época os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal, para reprodução e liberação de ovos, momento este em que o crustáceo fica mais vulnerável e suscetível à pesca indevida, o que acarreta danos ao meio ambiente e possibilidade de comprometer o estoque do recurso pesqueiro.
As pessoas que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie poderão realizar essas atividades durante os períodos de defeso desde que forneçam,  uma declaração de estoque de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes.
As declarações poderão ser obtidas e entregues no Ibama-PA ou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), nas áreas onde existem Unidades de Conservação Federais. Também devem ser solicitadas a Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo Ibama, e a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Confira os períodos de defeso do caranguejo-uçá no Piauí:
10 a 15 e 24 a 29 de janeiro;
09 a 14 e 23 a 28 de fevereiro;
09 a 14 e 24 a 29 de março.
Fonte: Proparnaíba

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.