Educaçâo

Mais Médicos: municípios piauienses estão com vagas disponíveis; Parnaíba é um deles

O Programa Mais Médicos está oferecendo vagas em 649 municípios brasileiros, e quase 13 mil médicos estão aptos a participarem da seleção, e estes têm até hoje (27) para indicarem as opções de cidades que desejam permanecer.
No Piauí, estão sendo ofertadas 19 vagas em 11 municípios, que são: Água Branca (3); Barras (3); Guadalupe (1); Itainópolis (1); José de Freitas (1); Palmeirais (1); Parnaíba (5); Piracuruca (1); Piripiri (1); Prata do Piauí (1) e São Francisco do Piauí (1).
O Ministério da Saúde divulgou a lista de municípios e vagas disponíveis na última sexta-feira (22), após validação da precedência do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) para os Programas de Provisão de Médicos do Ministério as Saúde, nos termos do Edital SGTES/ MS nº 01, de 08 de janeiro de 2016.
A secretária de Saúde da cidade de José de Freitas, Adriana Rodrigues de Sousa, falou da importância do trabalho desenvolvidos pelos médicos do programa. Atualmente, o município conta com cinco médicos, sendo quatro cubanos e um brasileiro.
“Melhorou bastante a saúde das pessoas do municípios, porque os médicos ficam na cidade, dão assistência à comunidade e passam mais tempo aqui, com isso, o atendimento é de qualidade e todos podem ter acesso”, disse, acrescentando que o município aderiu ao programa Mais Médicos desde o início, em 2013.
Segundo o Ministério da Saúde, no total, 12.791 médicos tiveram a inscrição deferida, sendo que 10.652 médicos optaram por participar na modalidade com duração de um ano e bonificação de 10% em provas de residência, enquanto 2.139 escolheram ingressa para permanecer três anos com auxílio moradia e alimentação, pagos pelas prefeituras.
Os profissionais devem selecionar quatro cidades, em ordem de preferência, e os médicos disputarão somente com aqueles que optarem pelas mesmas cidades, e quem não conseguir alocação terá acesso às vagas remanescentes em outra oportunidade, prevista para fevereiro.
Caso nem todas as vagas sejam todas preenchidas após as duas chamadas para brasileiros com CRM Brasil, o edital será aberto a brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, a profissionais estrangeiros.
Sobre o programa
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica levando médicos às regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e à reestruturação da formação médica no país.
No eixo de infraestrutura, o Governo Federal está investindo na expansão da rede de saúde. São mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS. Destas, já foram autorizadas 5.849 vagas de graduação e 7.782 vagas de residência. 
Fonte: Jornal O Dia

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.