Educaçâo

CBF divulga lista com árbitros e assistentes para quadro Fifa 2016

Árbitros posam com as insígnias Fifa (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou nesta terça-feira a lista com os 28 nomes dos árbitros e assistentes brasileiros que irão compor o quadro da Fifa em 2016. Entre os árbitros principais, há apenas uma novidade. Houve o acréscimo da paranaense Edina Alves Batista na relação. Ninguém foi retirado. Entre os assistentes, as mudanças são maiores.     
O goiano Bruno Pires, o sul-mato-grossense Eduardo Cruz e a paulista Tatiane Camargo ganharam a insígnia Fifa. Cleriston Fios, Fábio Pereira e Janette Arcanjo não fazem mais parte do grupo seleto. Entre todos, Heber Roberto Lopes é o mais experiente. Com mais de 400 jogos na Série A, o paranaense – que é filiado à Federação Catarinense de Futebol – tem 43 anos e está a dois da idade limite para se aposentar.   
O projeto da CBF de incluir o vídeo na arbitragem, chamado de “Árbitro de vídeo”, também teve destaque no Seminário. Idealizador da ideia, o ex-árbitro Fifa e atual diretor da Escola Nacional de Arbitragem, Manoel Serapião Filho, deu detalhes sobre o projeto, que deve ser discutido em breve pela International Board, organização responsável pelas regras do futebol.   A entrega das insígnias Fifa fez parte da programação do Seminário Internacional de Arbitragem, que começou a ser realizado no domingo na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e irá até esta quarta-feira, com palestras, debates e avaliações. O evento contou com a presença do ex-chefe do departamento de arbitragem da FIFA, José María García-Aranda. O espanhol foi responsável por chefiar um debate sobre o processo de seleção dos árbitros.   
Lista de árbitros e auxiliares Fifa 2016   
Árbitros
Ana Karina
Regildênia de Holanda Moura
Simone Xavier
Edina Alves Batista* 
Anderson Daronco
Raphael Claus
Péricles Bassols
Luiz Flávio de Oliveira 
Ricardo Marques Ribeiro
Leandro Vuaden
Wilton Sampaio
Héber Roberto Lopes
Dewson Freitas
Sandro Meira Ricci     

Assistentes
Tatiane Camargo*
Márcia Caetano
Nadine Bastos
Neuza Inês Back
Guilherme Camilo
Rodrigo Corrêa
Bruno Pires*
Eduardo Cruz*
Kléber Gil
Marcelo Carvalho Van Gasse
Emerson Carvalho
Alessandro Matos
Bruno Boschilia

Fabricio Vilarinho da Silva
*Ganharam a insígnia Fifa em 2016
Quem deixou a lista
Janette Arcanjo
Cleriston Rios
Fábio Pereira

Rio de Janeiro

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.