Educaçâo

MEC dá início a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti com a mobilização dos servidores

“Neste momento, não há vacina para o zika vírus. A única vacina que nós temos é a nossa consciência e a mobilização de todos para tentar impedir que esse mosquito se reproduza”. Assim o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, abriu os trabalhos no MEC, na manhã desta sexta-feira, 29, para uma verdadeira “caça” ao mosquito Aedes aegypti.
A fala do ministro foi dirigida aos servidores, para que ajudem nas ações a serem desenvolvidas nas instalações do prédio na próxima semana. “Vamos iniciar a mobilização de hoje até a próxima semana, mas temos de lembrar que é algo para continuar, não vamos parar”, disse.
A Subsecretaria para Assuntos Administrativos do MEC formou equipes que já começaram a vistoriar as instalações do prédio principal, anexos e garagem, na Esplanada dos Ministérios, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Centro de Treinamento (Cetremec), na Asa Sul, em Brasília. Outros servidores podem ser voluntários. “Pensamos em não deixar restrito apenas ao MEC, mas também vamos fazer uma limpeza em um raio de 50 metros do prédio”, explica o subsecretário, Antônio Leonel, que apresentou as ações aos servidores. “Certas áreas, as que são de risco ou técnicas, terão pessoas treinadas, mas outras ações nós todos podemos fazer”, completou o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa.
Preocupação — Para a servidora Eleine Barros de Sousa, grávida de sete meses, é muito importante a iniciativa do MEC, sobretudo porque muitas pessoas ainda estão desinformadas. “Como gestante, eu fico preocupada porque acho que pode acontecer comigo e com uma colega de trabalho”, disse. “E esse papel do MEC de informar é muito bom. A gente acha que pode acontecer com um vizinho, mas nunca com a gente.”
O ministro esteve na área externa do prédio para verificar as condições de limpeza: “Vamos iniciar a mobilização, mas temos de lembrar que é algo para continuar, não vamos parar (foto: João Neto/MEC)
Mobilização — No próximo dia 4 de fevereiro, Mercadante terá encontro com secretários de educação das 115 cidades mais afetadas para tratar do tema. “Além disso, vamos lançar uma grande campanha para tentar conscientizar e mobilizar os 40 milhões de estudantes da educação básica e 7,8 milhões de estudantes da educação superior”, afirmou.
O MEC já iniciou parceria com órgãos da rede nacional de ensino. “Ninguém tem a estrutura que nós temos no Brasil para fazer esse trabalho”, disse o ministro. “Se nós conseguirmos mobilizar e conscientizar professores, gestores e estudantes e se contarmos com o ensino superior, vamos para mais de 60 milhões de pessoas mobilizadas”, ressaltou.
Mais informações sobre ações de combate ao mosquito estão na página especial do governo federal sobre a campanha.
Assessoria de Comunicação Social

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.