Educaçâo

PI deve investir mais de R$ 100 milhões para instalação de internet gratuita

Foto: Cançandoconversa.com
O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Piauí, Avelino Medeiros Filho, esteve em reunião no Ministério das Comunicações, em Brasília, com o secretário executivo da pasta, Américo Tristão, nessa quarta-feira (20), em que foi discutida o projeto de instalação da rede de comunicação do Piauí, o Piauí Conectado. O programa do governo federal, no âmbito do Piauí, tem a meta de disponibilizar internet banda larga gratuita, preferencialmente, em órgãos públicos, escolas, hospitais e praças de todos os municípios do Estado. A previsão é de que sejam investidos mais de R$ 100 milhões para a implantação de toda a rede no Piauí.
O presidente da ATI explicou que é um projeto que prevê, inicialmente, a dotação de infraestrutura, com a distribuição de fibra ótica por todo o Estado para que a internet possa ser disponibilizada. “O Estado está trabalhando para nos próximos anos poder ofertar internet banda larga em todos os municípios. Vão ser instaladas fibras óticas, com suas devidas ramificações radiais, para levar o sinal de internet para aas cidades”.
Ele destacou que esse é um programa nacional, que precisa de estrutura nos diversos estados e que no Piauí, a vontade do governador Wellington Dias (PT), como grande entusiasta do projeto, bem como sua orientação é de que se busquem recursos com a iniciativa privada, através de Parcerias Público Privadas, para a distribuição da internet.
De acordo com Avelino Medeiros, o acesso público à internet acontecerá nas áreas de uso comum, como praça e bibliotecas.
Além disso, o presidente informou que outro programa do governo federal, denominado Cidades Digitais, que já está em andamento, prevê a instalação de fibra ótica e disponibilização da internet em 18 municípios do Piauí. “Em alguns já estão bem próximas de conclusão, São José do Divino e Regeneração”.
Lyza Freitas

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.