Educaçâo

Ordem dos Advogados do Piauí lança portal da transparência

Os advogados piauienses poderão, a partir de agora, acompanhar todas as informações financeiras e contábeis da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Está disponível no site da Instituição o Portal da Transparência, que traz dados acerca das receitas e despesas da entidade de maneira clara e objetiva. O serviço pode ser acessado pelo oabpi.org.br/oabpiaui/index/transparencia.
O tesoureiro da OAB-PI, Lucimar Santos, explica que antes eram disponibilizados apenas os balancetes contábeis da Instituição, com informações complexas e que exigiam algum tipo de conhecimento na área para compreensão. “Com o Portal da Transparência, os profissionais piauienses e a sociedade em geral poderão ter acesso a informações como saldo bancário, arrecadações e despesas. Buscamos disponibilizar os dados necessários para que o advogado possa acompanhar a gestão financeira da entidade”, explicou.
O Portal será atualizado trimestralmente pelo Setor de Contabilidade da OAB-PI e incluirá receitas, despesas, saldos bancários, repasses para as Subseções, relação de servidores, além dos balancetes contábeis. Inicialmente, serão divulgados os dados referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de março deste ano.
A Comissão de Controle da Atividade Pública da OAB-PI solicitou à Controladoria Geral do Estado (CGE) a disponibilização do sistema do Portal da Transparência utilizado pelo Estado do Piauí, considerado um dos mais avançados do país por seguir os critérios legais e de acessibilidade. O controlador geral, Nuno Bernardes, se colocou à disposição para firmar o termo de parceria entre as instituições ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o presidente da Comissão, Luiz Arthur Serra Lula, com a parceria, a OAB-PI disponibilizará um Portal da Transparência eficaz e completo, e servirá de exemplo também para diversos municípios do Estado que descumprem a Lei da Transparência. “Os técnicos da OAB-PI e da CGE trabalharão em conjunto para disponibilizar um modelo pioneiro entre as OABs do país, a fim de chegar a uma prestação de contas ideal”, frisou.
Fonte: OAB

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.