Educaçâo

Radar da Série D: os rivais de Altos e Parnahyba às vésperas do Brasileirão

Esquerdinha Altos (Foto: Luís Júnior)

A Série D surgiu no horizonte e começa a alimentar esperança de 68 clubes do país. No Piauí, Altos e Parnahyba começam a se organizar dentro e fora de campo para suportar a carga de jogos da primeira fase da 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Representantes do estado no torneio nacional, Jacaré e Tubarão viram apontar em seus radares os rivais diretos na briga pela classificação inédita de ambos na competição. No dia 12 de junho, o time da Cidade da Manga estreia contra o Maranhão, às 16h, em São Luís, enquanto o Azulino pega o CSA, às 17h, no litoral piauiense. O GloboEsporte.com olhou por cima do muro e espiou a vida dos vizinhos nordestinos na preparação antes da rodada de abertura do Brasileirão.  
A frustração do Parnahyba de ficar fora das finais do Campeonato Piauiense foi compensada com a vaga na Série D. Boa parte do time foi mantida: Fábio, Rian, Gilmar Bahia, Luciano, Totonho, Idelvando e Fabiano. Mentor do time, o técnico Paulo Moroni renovou contrato e abriu a intertemporada de preparação para a batalha no Grupo A6, ao lado de CSA, Central e Guarani de Juazeiro.Envolto até o pescoço com a final do returno do Campeonato Piauiense, o Altos trabalha nos bastidores a preparação para a Série D. Neguinho Paraíba e Tonhão, ex-Picos, e o atacanteBruno Aquino, ex Goiás, puxam a lista de reforços. O Jacaré caiu no Grupo A5 ao lado de Icasa, Juazeirense e Maranhão.
Primeiro treino do Parnahyba para Série D  (Foto: Gilson Brito)Primeiro treino do Parnahyba para a Série D (Foto: Gilson Brito)
Com a ampliação, o campeonato passará a ter 17 grupos com quatro representantes cada. A divisão das chaves será por equipes da mesma região. Os integrantes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para o mata-mata. 
Confira a situação dos rivais dos Altos no Grupo A5:
Header_Icasa_690 (Foto: Arte Esporte)
Rebaixado no estadual, o clube passa por uma das piores crises em mais de 50 anos de historia. No começo de abril, a diretoria foi retirada pelo conselho e o próprio presidente do conselho assumiu. Uma empresa paulista assumiu o comando do clube. O técnico português Paulo Morgado passou 10 dias com o elenco e, na primeira avaliação, dispensou mais de 10 jogadores. Atualmente, 16 atletas compõem o elenco. O Verdão do Cariri tentou contratar Carlinhos Bala, mas sem sucesso. O técnico indicou seis nomes, e a diretoria não atendeu aos pedidos. Apesar das sondagens, o goleiro Lopes segue no time.
Uma série de fatores culminou na derrocada do Icasa: greves de jogadores, salários atrasados e campanhas ruins. Em 2013, o time quase subiu para a Série A do Brasileiro. Depois, em 2014, foi rebaixado da Serie B para a Série C. Ano passado, veio uma nova queda, da C para D.
O time já teve quatro técnicos em três meses e vive com uma crise numérica na temporada.
Header JUAZEIRENSE (Foto: Infoesporte)
O Juazeirense deu folga de uma semana aos jogadores depois do fim do Campeonato Baiano e espera contar com até 80% do elenco na sequência da temporada - alguns nomes ainda seguem em negociação. O time disputou estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil sob o comando do técnico Evandro Guimarães, mas o treinador acertou sua ida ao Salgueiro. Por conta disso, o clube baiano segue à procura de uma nova opção. 
Tigre (goleiro), Alex Travassos (lateral-direito) e Nino Guerreiro (atacante, artilheiro do Baianão) são os principais nomes do elenco, que terminou em 3º lugar no estadual e conquistou mais uma vez a vaga na Copa do Nordeste.
Header_Maranhão_690 (Foto: Arte Esporte)
O clube terminou em 3º lugar na classificação geral do Campeonato Maranhense deste ano apesar de, no segundo turno, ter empatado apenas uma vez e perdido três, sendo eliminado na primeira fase. Meinha comandou o MAC no estadual e foi demitido após o segundo turno. O português Luís Miguel, ex-Parnahyba, assumiu o comando e também trabalha na montagem do elenco para a Série D.
Com pouco dinheiro em caixa, o MAC trabalha com um orçamento modesto para o torneio nacional. O time prioriza a contratação de jogadores que disputaram o Campeonato Maranhense. O atacante Gileard, de 20 anos, é a revelação do time na temporada. Apesar disso, dificilmente deve disputar a Série D, já que está sendo negociado com o futebol belga. Para repor sua saída, Célio Codó é um dos jogadores que interessam à diretoria.
Confira a situação dos rivais do Parnahyba no Grupo A6:
Header radar da 4ª Divisão Pernambuco CSA (Foto: Editoria de Arte)

Adversário da estreia do Parnahyba, o CSA só pensa no acesso, mantra entoado pelo técnico Oliveira Canindé e proferido aos quatro ventos. O clube não para de contratar. Dois reforços foram anunciados pela diretoria: o goleiro Carlão, ex-Vitória da Conquista, e o atacante Rafael Silva, ex-Nacional-AM. Além deles, o meia Bismarck renovou contrato com o clube marujo. Entre os que chegaram e saíram, a direção liberou quatro que foram das categorias de base: o zagueiro Romário, o volante Sorin e os atacantes Pilar e Damião. O lateral-esquerdo Acácio será emprestado. O volante Cassiano é o único da base que integra o elenco profissional. O clube procura adversários para amistosos nos dias 29 de maio e 5 de junho. A maior parte do time titular mantida.
Header radar da 4ª Divisão Pernambuco Central (Foto: Editoria de Arte)

Mesmo depois de garantir vaga no hexagonal do segundo turno do Campeonato Pernambucano, a Patativa do interior não passou às semifinais. De todo modo, ficaram as lições da campanha do estadual deste ano. Algumas mudanças no time foram invitáveis. O meio-campo Diego Mipibu, ex-Alecrim, e o atacante Morotó, ex-Real Noroeste-ES, foram contratados e apresentados ao técnico Guilherme Macuglia. 
O elenco do Central até o momento:
Goleiros: Juninho, Rodrigo Carvalho e Murilo
Zagueiros: Diego Bisbo, Cláudio Baiano, Manolo, Luís Felipe Hertal e Éverton
Laterais: Marcio Costa e Luiz Mateus
Volantes: Liniker, Chales Wagner, Luiz Felipe Portes, Ramirez e Caio
Meias: Murilo, Mateus Diego Mipibu e Wallason
Atacantes: Morotó, Índio, Jeffinho, Candinho, Romário e Ítalo

header Guarani de Juazeiro (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


O Guarani de Juazeiro foi bem no Campeonato Cearense. O time chegou à semifinal, mas acabou caindo para o Uniclinic, vice-campeão. De todo modo, o clube deve manter quase metade do elenco que disputou o estadual e retomam as atividades até o fim dessa semana. O técnico Leivinha chegou no fim do ano passado e deve continuar no comando da equipe pelo bom trabalho prestado na temporada.
O Guaraju deve manter Everton (lateral-direito), Henrique e Afonso (dupla de zagueiros), Philco (atacante), além do atacante Ronda, uma das revelações recentes do clube. Das sete contratações feitas recentemente, em diferentes posições, o canhoto Danilo Lins, ex-Madureira, ex-Naútico, é o principal nome.
Teresina

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.