Educaçâo

Governo irá transformar Estação Ferroviária de Brasileira em Casa da Cultura

Audiência com o Secretário Estadual de Cultura, Dep. Fabio Novo
 (Foto:Jorge Henrique Bastos)
A cidade de Brasileira, localizada a 172 quilômetros ao norte de Teresina, ganhará uma nova Casa da Cultura. Em reunião com o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, o governador Wellington Dias autorizou a construção do centro cultural.

“O governador autorizou aqui a construção do Centro Cultural de Brasileira e a ideia é reformar a Estação Ferroviária de Brasileira em uma Casa da Cultura”, informa o secretário Fábio Novo.

“Acertamos aqui a recuperação de um patrimônio histórico da região, a Estação Ferroviária, que é o marco de criação da cidade por onde passava a estrada de ferro que ligava a cidade a Piracuruca e região”, explica Wellington Dias. No prédio funcionará uma estrutura de cultura que contará com o apoio da prefeitura Municipal de Brasileira.

A estação de Brasileira foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1937 segundo dados da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Rffsa). O prédio consta como concluído no letreiro da estação um ano antes em 1936.

O município de Brasileira surgiu graças a implantação da estrada de ferro Central do Piauí, em 1936. Em função da estação ferroviária construída na região, a partir daí a população começou a aglomerar-se próximo ao prédio, devido as oportunidades econômicas. A estrada de ferro funcionou como principal via de escoamento da produção de tucuns, cera de carnaúba, coco babaçu, farinha, milho e peles de animais. A cidade de Brasileira só foi emancipada em 31 de julho 1993.

Além da Casa da Cultura de Brasileira, na oportunidade o governador Wellington Dias e o secretário Fabio Novo acertaram os detalhes para a reforma e a modernização do Memorial Expedido Resende na cidade de Piripiri.
Escolas Culturais
Durante a reunião desta terça (12), o governador Wellington Dias e o secretário Fábio Novo garantiram as condições para as matrículas de estudantes nas escolas culturais. Dentre elas estão, a escola de sanfona de São Raimundo Nonato, a de rabeca em Bom Jesus e a de Jazz e Blues em Pedro II.

“Traçamos aqui toda uma estratégia para garantirmos a efetivação das matrículas nas escolas culturais, nós temos hoje um modelo em que o aluno estuda em uma escola estadual ou municipal e no contraturno ele faz um curso na área da cultura como curso de dança, de rabeca, de bandolim e de artesanato”, explica o chefe do executivo estadual.

“Tratamos hoje também sobre o calendário da secretaria de Cultura para o segundo semestre com eventos e obras em andamento”, informa o secretário Fábio Novo.
Emanuel Alcântara

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.