Educaçâo

Piauí terá Plano de Atenção à Saúde do Homem

A saúde do homem foi pauta de reunião, nesta quarta-feira (6), na Secretaria de Estado da Saúde, quando a Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso apresentou o Plano de Atenção à Saúde do Homem do Piauí.
O plano, desenvolvido por técnicos, em uma parceria da Sesapi, Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Sociedade Piauiense de Urologia, propõe facilitar o acesso do homem a consultas e exames, trabalhando em duas vertentes.
Uma na educação, quando profissionais de saúde dos diversos municípios do estado serão capacitados a realizarem busca ativa dos homens e conscientizá-los da necessidade do acompanhamento da saúde e amenizar a dificuldade, resistência e preconceito que, comumente, eles têm.
A outra, voltada ao atendimento de assistência, onde se planejou uma carreta itinerante, estruturada para realizar atendimentos como consultas e exames. “O projeto está em fase final e existe uma intenção manifesta da Assembleia Legislativa, na grande maioria dos parlamentares, de apoiarem esse programa de modo a alocarem recursos por meio de emendas parlamentares buscando viabilizar o projeto”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
Segundo o gestor, o plano será encaminhado para a Assembleia com intuito de inclusão no orçamento de 2017 e "teremos um programa abrangente que busca esse acesso, de forma descentralizada, a mais um serviço à população”.
“A saúde do homem e a prevenção e controle do câncer de próstata são grandes desafios devido à necessidade real de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata em nosso estado, onde somente em quatro municípios existem profissionais especialistas nesta área”, alerta a coordenadora da Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa.
Samara Augusta

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.