Educaçâo

Proposta de 80 horas semanais de trabalho no Brasil é boba e inconstitucional

Além da estupidez, a desinformação é outra gigantesca multinacional. O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, declara que é preciso botar os trabalhadores brasileiros para uma faina semanal de 80 horas. Isso representaria aumentar em 81% a jornada de trabalho semanal de 44 horas. Significa propor mais cinco horas diárias de trabalho.
O doutor é um desinformado de marca maior. Nem a França tem uma reforma trabalhista que coloca seus trabalhadores de volta ao século XIX, nem é possível estabelecer uma jornada de trabalho semanal superior a 44 horas semanais – salvo se por horas extras, conforme explica a procuradora regional do Trabalho Evanna Soares.
Evanna Soares diz que a jornada de 44 horas é estabelecida em cláusula pétrea da Constituição, que só pode ser alterada se for escrita uma nova Carta Magna para o país, o que significa que o presidente da CNI comeu mosca em sua proposta maluca de praticamente restabelecer a escravidão no país.
Pela proposta do marquês da indústria mineira, um trabalhador brasileiro precisaria trabalhar quase 13 horas por dia. Restaria 11 horas para dormir, deslocar-se de casa para o trabalho e de volta para casa, para ajudar nas tarefas domésticas (ou executá-las todas, no caso das trabalhadoras) e, se der, olhar os filhos.
O doutor Andrade fez a proposta depois de uma conversa com o vice-presidente Michel Temer, o peemedebista que está de guarda no Palácio do Planalto enquanto o Senado não afasta em definitivo a doutora Dilma Roussef.
A justificativa do presidente da CNI para praticamente pedir a revogação da Lei Áurea é que na França o governo socialista de François Hollande estabeleceu uma jornada de trabalho de 80 horas semanais. Além de um escravocrata enrustido, o doutor é desinformado.
Se ele prestasse atenção ao clipping que sua assessoria de comunicação certamente lhe prepara, saberia que a proposta demonsieur Hollande não mexe na sagrada semana de 35 horas que os franceses herdaram de outro socialista, monsieur Mitterrand.
É claro que na prática, a reforma trabalhista de Holland devolve a França a embaraçado mundo da competitividade econômica do qual foi retirado com a semana de trabalho criada por um cara que foi um partisan e um sonhador, mas em nenhum momento há uma citação às tais 80 horas – que representam quase 13 horas diárias de trabalho, de segunda a sexta-feira.
Gente como o doutor industrial mineiro talvez sonhe em transmutar o Brasil para a Inglaterra do século XIX, quando operários moravam na fábrica, porque as jornadas de trabalho eram tão intensas que não dava tempo chegarem em casa para descansar.
Claudio Barros

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.