Educaçâo

Tonet acredita em Tubarão mais tático em goleada: "Pressionar e marcação"

Fernando Tonet orienta time (Foto: Didupaparazzo)

Treinador cita que uso do 4-1-4-1 no 5 a 0 sobre o Guaraju e assimilação do esquema por parte do grupo contribuem por time mais forte. Parnahyba é vice, com sete pontos.

Uma partida fácil para o sistema ofensivo do Parnahyba montada pelo treinador Fernando Tonet, que havia prometido um time para frente na reestreia no litoral piauiense. Felizmente, o esquema 4-1-4-1 foi assimilado pelos jogadores, e o Tubarão encerrou a partida contra o Guarani de Juazeiro goleando por 5 a 0. O assunto foi tratado por Tonet na entrevista pós-jogo. O comportamento compressor do time chamou atenção, e o Tubarão com sete pontos assumiu a vice-liderança do Grupo A6. 
Para o treinador, o objetivo foi cumprido com um poder de marcação e de ataque convincente. Ele prometeu manter essa forma de jogo, independente dos jogos em casa ou fora.
- Esse era o objetivo buscar o gol a todo momento desde o começo, pressionar o adversário e aumentar a marcação na saída de bola. Felizmente deu certo. Fizemos um bom placar. No segundo tempo relaxamos um pouco e se tivéssemos mantido o mesmo ritmo do primeiro tempo, forçado mais, o resultado poderia ter sido maior. Mas estou feliz pela vitória, uma vitória em casa, com um placar muito bom que nos dá totais condições de brigar por uma vaga - frisou o treinador Tonet.
Para abafar a defesa do adversário e impulsionar o ataque do time, mesmo com a ausência do volante Ramon, o time marcava e não deixava o Guarani de Juazeiro sair para o ataque. O esquema tático escolhido pelo treinador tinha a característica de manter um volante com meias ofensivos. Nesse sistema, o time conseguiu se recompor o setor rapidamente sem danos ao sistema ofensivo. Questionado sobre o objetivo do time na partida, o treinador foi categórico em afirmar que o que havia treinado com os jogadores havia dado certo e eles conseguiram seguir o esquema.
Parnahyba x Guarani de Juazeiro  (Foto: Wenner Tito )Parnahyba vence Guarani de Juazeiro (Foto: Wenner Tito )
- Um dos objetivos era esse, pressionar o adversário, jogar apenas com um volante e com meias ofensivos. Mas esse sistema que tenho utilizado, usando volantes ou meia, jogando até atacantes pelos lado a gente consegue recompor o setor desde que eles obedeçam taticamente. O objetivo é esse jogar em casa e fora da mesma maneira. Esse sistema 4-1-4-1, você joga com um volante e a segunda linha você põe meias e atacantes. A falta do Ramon nesse jogo acabou acelerando essas mudanças. Eu acredito que deu certo - finalizou o treinador.
Com um de Capela, de pênalti, dois de Augusto, um de Fabiano e de Idelvando, Parnahyba entra na briga por uma vaga na segunda fase. Pela quinta rodada, o Parnahyba encara o adversário na briga direta pela classificação, o Central-PE, que tem a mesma quantidade de pontos e saldo de gols menor (5 a 1). Os dois times se enfrentam no estádio municipal Pedro Alelaf, às 16h, no domingo.
FICHA TÉCNICA
 
PARNAHYBA 5x0 GUARANI DE JUAZEIRO DO NORTE (Campeonato Brasileiro - Série D - 1ª fase - 4ª rodada - Grupo A6); Data: 03/07/2016 (domingo à tarde); Local: Pedro Alelaf (Parnaíba - PI); Arbitragem: Mayron Francisco dos Reis Novais (Maranhão), auxiliado por Francisco Nurisman Machado Gaspar e Rogério de Oliveira Braga (ambos do Piauí).
 
Gols: Capela (pênalti) 10, Augusto 28, Fabiano 32 e Augusto 43 do 1° tempo; Idelvando 5 do 2°.
 
Cartões amarelos: Edgard (GUA).
 
Parnahyba - Fábio; Thiago Granja (Dênis), Gilmar Bahia, Marcos Gasolina e Rian; Luciano (Pio), Idelvando, Márcio Tarrafas e Capela; Fabiano (Puxinha) e Augusto. Técnico: Fernando Tonet.

Teresina

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.