Educaçâo

CBF cria comissão de arbitragem para avaliar, penalizar e premiar os árbitros

Sempre criticada a cada rodada do Brasileirão, a arbitragem nacional terá um suporte especial da CBF. A entidade anunciou a criação de uma comissão especial para avaliar os árbitros que vão apitar cada uma das 20 rodadas restantes das Séries A e B da competição, prometendo uma premiação de R$ 500 mil aos melhores trios ao
fim das primeira e segunda divisões.

"Queremos um grupo que analise os problemas de forma independente, avaliando e apontando soluções, aplicando medidas corretivas e, ao mesmo tempo, premiando aqueles que têm um bom desempenho", disse Walter Feldman, secretário-geral da CBF. "É necessário ressaltar que existe um processo de evolução na arbitragem brasileira e estas ações servem para isso. Temos consciência que erros podem acontecer, mas o intuito é sempre agregar experiências para que o trabalho seja cada vez melhor e mais justo", completou.
De acordo com a entidade que rege o futebol brasileiro, a comissão será formada de maneira independente e liderada pelo português Vitor Pereira, que já trabalhou em duas Copas do Mundo como árbitro e também foi chefe da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa por mais de dez anos. A comissão da CBF também contará com dois ex-árbitros brasileiros: José Roberto Wright e Cláudio Vinícius Cerdeira - o primeiro já foi comentarista da TV Globo.
Como funciona
Os membros da comissão darão notas para o desempenho dos árbitros a cada rodada, até o final do Brasileirão. Estes números vão formar um ranking, divulgado também ao final das rodadas. O grupo independente poderá impor punições aos juízes e assistentes que eventualmente cometerem erros e até indicá-los para programas de reciclagem.
Para que esta avaliação possa ser sistematizada de forma justa, todos os jogos do Campeonato Brasileiro, tanto da Série A quanto da B, terão trio de arbitragem fixos. Assim, será possível estabelecer as notas e definir um ranking para que os melhores sejam premiados ao fim dos campeonatos. 
O ranking dos trios de arbitragem também será considerado na hora dos sorteios antes dos jogos, respeitando também as partidas de clubes dos estados dos respectivos árbitros. A CBF não deu maiores detalhes de como vai funcionar este novo sorteio, que geralmente é aberto à imprensa.
Fonte: IG

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.