Educaçâo

Com TJD-PI suspenso, definicão do campeão piauiense segue indefinida

Julgamento Caso Rogério (Foto: Josiel Martins)
Caso Rogério aguarda julgamento na Comissão Disciplinar do TJD-PI (Foto: Josiel Martins)
Eliminado da Série D do Brasileiro, o Parnahyba aguarda uma definição sobre o campeonato estadual e vive uma incerteza para o restante da temporada. O clube tenta nos tribunais a eliminação do River-PI do returno do Campeonato Piauiense por suposta escalação de jogador irregular e assim voltar à competição. No entanto, o processo está parado na comissão disciplinar do TJD-PI, dissolvido por determinação do STJD. Para a formação do novo corpo do Tribunal, o interventor Luciano Benigno aguarda a indicação do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Piauí, única entidade que ainda não respondeu à solicitação.
O processo do Parnahyba, que alega que o volante Rogério, do River-PI, atuou irregularmente no jogo de volta da semifinal do returno por ter três cartões amarelos acumulados, encontra-se atualmente com a Comissão Disciplinar do TJD-PI. O julgamento estava marcado para o dia 11 de julho, mas foi adiado porque o procurador da comissão, João Mendes Benigno, deixou o cargo por recomendação do Ministério Público. No dia seguinte, o TJD-PI foi dissolvido por determinação do STJD, que alegou que o mandato dos atuais auditores já havia encerrado.
STJD dissolve TJD-PI (Foto: Reprodução)STJD dissolve TJD-PI e nomeou (Foto: Reprodução)
Para comandar o processo de formação do novo corpo do Tribunal, o STJD indicou Luciano Benigno como interventor, responsável por contatar as entidades que devem indicar os nomes dos novos auditores. OAB-PI, Federação de Futebol do Piauí (FFP), clubes, árbitros e atletas tem direito a fazer indicações. Destes, apenas o Sindicato dos Atletas, que tem direito a indicar dois nomes, ainda não formalizou seus indicados. A entidade tem 30 dias para fazê-lo, contando desde o recebimento do ofício, o que aconteceu na última semana. Enquanto isso, não só o caso do Parnahyba, mas todos os processos no TJD-PI não avançam.
- Está tudo parado. Nós estamos dependendo apenas dessa indicação do Sindicato dos Atletas para dar posse ao novo tribunal. No mesmo dia que formarmos o Pleno, formamos a Comissão (onde está o processo do Parnahyba) – explica o interventor Luciano Benigno.
O Sindicato dos Atletas informou que definiu os nomes que irá indicar, mas deverá ter uma reunião com os escolhidos nesta semana antes de oficializar a indicação. A intenção é garantir a presença de ex-atletas, que também são advogados, no tribunal. Até a próxima semana, a entidade garantiu apresentar o nome. 
Enquanto isso, o Campeonato Piauiense continua sem um campeão oficial. Apesar do River-PI ter sido campeão dos dois turnos do Piauiense (o segundo graças a uma punição aplicada ao time do Altos), a FFP não pode declará-lo oficialmente campeão enquanto o processo do Parnahyba estiver tramitando.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.