Educaçâo

IBGE firma parceria com TSE para apoiar eleições municipais e lançam cartilha

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi firmado, nesta quinta-feira (1º), firmam parceria para disponibilizar informações sobre os municípios do país e propiciar aos cidadãos debates pré-eleitorais interessantes – com mais informação e conhecimento da realidade – e não apenas promessas de candidaturas. 
Além da formalização dessa parceria, o evento também contará com o lançamento de material informativo “O seu município em Números 2016”, que trará dados sobre os 5.570 municípios brasileiros com o objetivo de dar subsídios a candidatos, eleitores e formadores de opinião nas eleições 2016, no mês de outubro.
A solenidade contará com a presença dos presidentes do TSE, o ministro Gilmar Mendes, e do IBGE, Paulo Rabello de Castro. 
Para Gilmar Mendes, “ferramentas como esta permitem que eleitores e candidatos conheçam as realidades de suas cidades e tenham consciência dos principais desafios que os eleitos terão pela frente”, afirma.
Cartilha
Para cada município, os folhetos possuem informações do IBGE e outras fontes oficiais (ministérios da Saúde e da Educação, TSE etc.) sobre o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação, economia e sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A cartilha está relacionada à responsabilidade municipal como, por exemplo, o destino final do lixo, o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil, dentre outros. Também há explicações sobre o que fazem prefeitos(as) e vereadores(as), quais as responsabilidades de cada cargo, incluindo ainda a quantidade de eleitores por grupos de idade para cada município. 
Cerca de 1,1 milhões de folhetos serão distribuídos em todo o território nacional através da rede de 584 agências do IBGE, que serão entregues aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, à mídia local, associações e organizações da sociedade civil.
Versões digitais do material serão enviadas, por e-mail, para todos os candidatos da base de dados do TSE e ficará disponível para consulta e download no portal do IBGE. 
Carlienne Carpaso com informações do TSE

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.