Educaçâo

Reunião define primeiro arbitral do Piauiense e Parnahyba na Série D 2017

Cesarino Oliveira, presidente da FFP, confirmou a homologação do
Parnahyba na Série D de 2017 (Foto: Wenner Tito )
A Federação de Futebol do Piauí reuniu no fim da tarde desta terça-feira alguns representantes de clubes filiados para começar a discutir o calendário do futebol piauiense para 2017. Além da data do primeiro arbitral do Estadual do próximo ano, marcado para o dia 27, a federação bateu o martelo sobre a realização de um seletivo para última vaga do estado na Série D na próxima temporada. O torneio não será mais realizado e o último representante será mesmo o Parnahyba, que disputou a competição em 2016.
Com as vagas de River-PI (rebaixado da Série C) e Altos (vice-campeão estadual de 2016, atrás apenas do River-PI) garantidas, faltava ainda a definição do último time do estado na Série D do próximo ano. Foi cogitada a possibilidade da realização de um seletivo com as quatro equipes restantes do Estadual, excluindo campeão e vice e os rebaixados Caiçara e Cori-Sabbá. No entanto, esta hipótese foi descartada na tarde desta terça.
- A federação vai homologar a participação do Parnahyba como a segunda vaga. Já disputou esse ano e a federação está tomando essa decisão – resumiu o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.
O Parnahyba foi o principal opositor à realização do torneio, sendo contrário ao modelo com jogadores sub-23 e solicitando também a participação do Altos. Presidentes de outros clubes, interessados no seletivo, lamentaram o cancelamento, mas acataram a decisão.
- Fica difícil porque no nosso estado tem uma dificuldade, você tem que obrigar as pessoas a participar. Só pode ser feito se for com quatro clubes, e não tem esse número para fazer e termina não acontecendo. O Piauí tinha o interesse de participar e queria estar nessa seletiva, para conseguir ter até patrocínio é bom você ter uma competição a nível nacional – disse o presidente do Enxuga Rato, Jacob Júnior.
Jacob Júnior, presidente do Piauí, e Batista Filho, presidente do Parnahyba (Foto: Wenner Tito )Jacob Júnior, presidente do Piauí, e Batista Filho, presidente do Parnahyba, durante a reunião (Foto: Wenner Tito )

- Esse seletivo não vai mais existir. O presidente falou que esse ano não vai mais poder organizar e os representantes serão o Altos e o Parnahyba. Nós vamos trabalhar para que em 2018 o Flamengo-PI possa vir forte para conseguir uma vaga e consequentemente subir de divisão – completou Márcio Ferreira, representante do Flamengo-PI.
Arbitral e “Copa Piauí” Sub-21
A reunião desta terça também serviu para fazer as primeiras conversas sobra o calendário do futebol piauiense em 2017. A intenção da FFP, é realizar o Estadual aliado ao calendário da CBF, mas pediu a opinião dos clubes antes da definição de regulamentos e datas, que serão discutidos no primeiro arbitral, marcado para o dia 27 de outubro.
- Já tem o calendário da CBF, nós deveremos nos moldar a ele ou não? Vamos seguir o calendário ou fazer diferente? Temos que ouvir os clubes e não fazer uma imposição. Esta reunião foi para que pudéssemos ouvir, saber o que os clubes se propõem a fazer em 2017, para que juntos possamos encontrar uma solução para melhorar o futebol do Piauí – disse Cesarino Oliveira.
- Começamos a fazer um planejamento para 2017 entre federação, clubes e imprensa, para que em 2017 a gente tenha um campeonato competitivo e com público, que em 2016 faltou nos estádios. Foi conversado para que cada clube faça um planejamento e traga sugestões para a próxima reunião, que será dia 27 – completou Jacob Junior, do Piauí.
Cesarino Oliveira, presidente da FFP (Foto: Wenner Tito )Cesarino Oliveira, presidente da FFP, explica sugestão de torneio sub-21 no segundo semestre (Foto: Wenner Tito )

Além disso, foi discutida a realização de uma competição sub-21 no segundo semestre para movimentar a base. O torneio será o responsável por indicar um dos clubes para a Copa São Paulo do ano seguinte e também a segunda vaga para a Série D (a primeira deve continuar sendo definida através do Estadual).
- Em 2017, a federação vai oferecer uma das vagas da Copa São Paulo e da Série D em uma competição sub-21 que será realizada no segundo semestre. No formato que era da Copa Piauí ou com qualquer outra situação, que ainda vamos resolver. Essa competição vai servir para que os clubes possam naquele momento colocar a sua base para jogar – explicou Cesarino.
- Nós temos que dar um apoio maior à base também. E um campeonato no segundo semestre com a base do Flamengo-PI ou qualquer outro clube vai revelar talentos para o futebol. Acho uma iniciativa muito boa e nós vamos trabalhar a nossa base para que possamos montar um time forte – elogiou Márcio Ferreira.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.