Educaçâo

Comitê de combate ao Aedes aegypti planeja ações para 2017

A Prefeitura de Teresina já planeja as estratégias de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, para o próximo ano. Estas ações foram discutidas na manhã de hoje (05) pelo Comitê de Mobilização Comunitária contra dengue, zika e chikungunya.
 
O Comitê de Mobilização Comunitária contra dengue, zika e chikungunya foi criado para sensibilizar a população para o risco destas doenças em Teresina, por meio da adoção de programas educativos e mobilização da sociedade civil, além da eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
 
O foco da reunião foi realizar uma avaliação das atividades de 2016 e usar como base para o planejamento de 2017. “Este ano Teresina se uniu para combater o mosquito, por meio de ações educativas e de limpeza, como a Faxina nos Bairros”, afirma Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que organiza o comitê. “É um trabalho contínuo, e para que possamos fazer mais, precisamos ser criativos e inovadores”, completa ele.
 
Para o futuro, o objetivo é reforçar o trabalho educativo para incentivar a higiene dentro de casa. “A população precisa colaborar para que o trabalho das equipes de limpeza não seja em vão”, diz a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Queremos orientar quando ao descarte do lixo correto, que não deve ser feito em vias públicas, e também conscientizar sobre questões como reciclagem”, diz ela.
 
A Faxina dos Bairros é um mutirão semanal que recolhe lixo doméstico em bairros específicos da capital. Em 36 edições, foram recolhidas 4317 toneladas de lixo, com parceria das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Do lado educativo, a FMS realizou este ano 25 reuniões de orientação com líderes comunitários, visitou 8.145 escolas e órgãos públicos e privados, esteve com seu estande educativo em 81 pontos da cidade, contando com a visita de 34.543 participantes.
 
Ainda por meio do Comitê já foram realizadas diversas ações educativas e de limpeza em escolas, igrejas, empresas e outras entidades. A maior delas é o curso para formar multiplicadores de informações sobre o cuidado às doenças, que estarão aptos a proferir palestras sobre o assunto. No próximo dia 13 de outubro será a 18ª edição do evento, que já formou 1.672 pessoas e tem carga horária de oito horas.
 
O grupo é composto por membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das Regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
cidadeverde.com

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.