Educaçâo

PF prende falsa médica em flagrante ao tentar registro no conselho de Medicina

Uma mulher identificada como Jarlene Raquel Cacau Araújo Toledo Carvalho foi presa na manhã desta quarta-feira (26), dentro do Conselho Regional de Medicina - CRM-PI, enquanto tentava obter um registro profissional sem nunca ter concluído o curso de Medicina e nem sequer ter sido matriculada no Centro Universitário São Camilo, com sede em São Paulo, de onde apresentou documentação.

Funcionários do setor de registro do CRM notaram a fraude após checarem com a instituição as informações repassadas por Jarlene, já que os documentos estavam fora dos padrões da instituição. O caso foi informado à Polícia Federal que, ao chegar ao local, questionou a idade de Jarlene, que afirmou ter 23 anos, porém, no documento apresentado consta sua data de nascimento em 1995, portanto, 21 anos.

Após ser levada para prestar depoimento na sede da PF, todas as informações agora serão investigadas, inclusive os documentos pessoais da suposta médica, uma vez que ela informou corretamente, no CRM-PI, a própria idade.
O procedimento padrão para  qualquer solicitação de inscrição de médico no Conselho é dirigida à Secretaria do CRM-PI, que após o recebimento da documentação, como certificado, histórico escolar, diploma, passa-se então a ser checada com a universidade ou faculdade de origem do médico solicitante.
Todos os documentos apresentados estavam fora dos padrões institucionais, bem como layout, timbre da formatação, a impressão e logotipo diferente dos padrões da instituição. 
O CRM-PI sempre solicita da instituição de origem do médico solicitante de registro profissional o encaminhamento da Ata de Colação de Grau, para confirmar se de fato o médico foi graduado. A presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, informou que o Conselho adotou as providências cabíveis no sentido de comunicar a autoridade policial para as providências cabíveis, no caso a Polícia Federal. No dia 29 de janeiro desse ano, um outro falso médico tentava obter o registro e também foi preso em flagrante pelos policiais federais.
A PF emitiu uma nota informando que a falsa médica foi encaminhada ao sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça Federal. Ela pode pegar de 1 a 5 anos de reclusão por usar documentação falsa. Confira:

A Polícia Federal no Estado do Piauí comunica que na data de hoje efetuou a prisão em flagrante da auxiliar de enfermagem de iniciais J. R. C. A. T. C., de 21 anos, natural de Teresina/PI após constatar-se que a mesma tentava solicitar fraudulentamente sua inscrição como médica junto ao Conselho Regional de Medicina – CRM/PI.
No seu pedido de inscrição junto ao CRM/PI a autuada apresentou diploma de conclusão do curso de medicina que teria sido emitido pelo Centro Universitário São Camilo, sediado em São Paulo, cuja instituição de ensino confirmou que a mesma nunca fora aluna do estabelecimento. Constatou-se ainda diversas irregularidades e falsificações grosseiras na documentação apresentada, dentre elas, histórico escolar emitido no ano de “2017”, ata de colação de grau também em data futura, além de vários erros de grafia.
Chamou ainda a atenção do Conselho a precoce idade da falsária, de apenas 21 anos, que alegou também já possuir especialização em Oncologia.
Após a prisão em flagrante a mesma foi conduzida à Superintendência da Polícia Federal para a lavratura dos procedimentos legais e em seguida foi encaminhada ao sistema prisional estadual onde ficará à disposição da Justiça Federal e deverá responder pelo crime de uso de documento falso que prevê pena de 01 a 05 anos de reclusão.
Rayldo Pereira
Com informações do CRM

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.