Educaçâo

Quintal Ecológico é inaugurado na UFPI em Parnaíba



Inauguração de quintal agroecológico em Parnaíba (Foto:Ascom SDR)
O diretor do Crédito Fundiário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Adalberto Pereira; o coordenador de Agricultura e Pesca da SDR, Luciano Sousa; e o coordenador-geral de Formação de Técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sead/MDA, Gereissat Rodrigues, participaram, no sábado (8), da inauguração do Quintal Agroecológico da Estação de Piscicultura no campus da UFPI de Parnaíba.
O espaço abriga um conjunto de tecnologias voltadas para o aproveitamento da água, não só para a criação de peixes, mas para a produção de alimentos, utilizando a irrigação na horticultura e fruticultura em pequenas áreas.
O Quintal Agroecológico adota tecnologias que preservam o meio ambiente e proporcionam a diversificação da produção, como a criação de peixe, camarão e galinha, assim como o cultivo de hortaliças e frutas, um modelo com base familiar e produção variada.
A visita também se estende à escola Agrotécnica de Piracuruca, quando a equipe da SDR teve a oportunidade de discutir com os alunos concludentes do curso Técnico Agropecuário sobre as linhas de financiamento do Crédito Fundiário do Programa ‘Nossa Primeira Terra’, que permite ao jovem entre 18 e 29 anos que esteja cursando ou concluindo curso na área de agricultura tenha direito a financiamento e a compra de uma propriedade.
Segundo o diretor do Crédito Fundiário, o grande desafio é que o jovem já saia da escola não apenas com a expectativa de conseguir um emprego, mas com a visão empreendedora, com a certeza de que se especializando na produção de alimentos terá uma profissão digna. “Temos pelo CF, uma área de 1000 hectares de terra nas mãos de pequenos agricultores e nossa meta é que essas áreas se tornem ainda mais áreas de produção de alimentos para abastecer escolas, hospitais, penitenciárias e outras entidades e instituições a fim de atender o mercado local e valorizar a atividade, já que sabemos que, se o campo não produz, não temos alimento e a cidade não prospera” afirma Adalberto Pereira.
Crédito Fundiário
O Crédito Fundiário atua nos assentamentos de 21 municípios realizando instalações ou na fase de estruturação de 26 assentamentos. Segundo a direção do programa, esses assentamentos estão recebendo créditos para construção de casas, abastecimento de água e área produtiva.
A visita da equipe da SDR foi realizada em assentamentos dos municípios de Nossa Senhora de Nazaré, Cocal e Bom Princípio.
“São assentamentos que estão finalizando construção das casas, com cercados, preparando área para produção e instalação de abastecimento de água. Até o fim do mês de novembro, o governador Wellington Dias deverá inaugurar esses assentamentos que estarão recebendo 40 famílias, até o início do ano de 2016. A expectativa é de que aproximadamente 400 famílias estejam sendo assentadas e recebendo lotes da terra em 30 assentamentos, com com toda a estrutura necessária e com o crédito do Pronaf A para produzir melhor e com qualidade”, conclui o diretor.
Fonte: CCOM

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.