Educaçâo

Floriano recebe Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

Na próxima semana, nos dias 16 a 20 de novembro, Floriano recebe mais uma edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que irá movimentar o cenário cultural do Piauí com exibições cinematográficas e workshops. Paralelamente o público poderá conferir ainda a programação paralela do Piauí Mix, com Vavá Ribeiro e Banda, Soraya Castello Branco, Frank Farias, Rosinha Amorim, Gonzaga Lú e Banda, Maurício e Banda. 
Entre as exibições do Encontro, uma das mais aguardadas é "97 Era Assim", produzido no Rio Grande do Sul pelo diretor Zeca Brito. No roteiro, quatro amigos iniciam um tempo de descobertas e vivem o auge da adolescência. Também retratando o panorama de uma época, o documentá- rio "Ridículos", da Bahia, traz quatro dos principais palhaços de Salvador retornando ao lugar aonde conduziram um processo de iniciação de um novo palhaço. 
Nas exibições, o Piauí estará bem representado com dois curtas-documentários: "A Ampulheta – Memórias de Areia e Vento", com direção de Thiago Furtado, e "Deixa a Chuva Cair", de Juscelino Ribeiro, que revela como jovens rappers se unem para lutar contra os conflitos de gangues e cantam sobre os problemas de sua comunidade. A programação conta ainda com exibições de curtas-metragens de ficção, animação e documentário. 
E para os que pretendem investir na própria formação, o Encontro dos Sertões oferecerá gratuitamente oficinas, palestras e workshop, de 17 a 19 de novembro, com temas: Roteiro Cinematográfico “A Inspiração Vem de Onde?”, ministrante – Rodrigo Murat; “Animação”, ministrante – Jackson Abacatu; “Jogos, Improvisação e Ousadia”, ministrante – Magali Biff. As inscrições já estão abertas das 8h às 14h no Cineteatro Cidade Cenográfica. 
Cena de "A Ampulheta - Memórias de areia e vento", do piauiense Thiago Furtado (Foto: Divulgação)
Durante os dias de evento, o público também poderá conferir a programação do Piauí Mix, no Cineteatro Maria Bonita, com grandes apresentações musicais de Vavá Ribeiro e Banda, Soraya Castello Branco, Frank Farias, Rosinha Amorim, Gonzaga Lú e Banda, Maurício e Banda. 
Realizado pela Escalet Produções Cinematográficas, o 11° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões tem apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura/ SIEC, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/SECULT, Governo do Estado do Piauí, Banco do Nordeste/BNB, Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e Governo Federal.
Por: Yuri Ribeiro

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.