Educaçâo

Heráclito Fortes pode disputar presidência da Câmara Federal

O deputado federal piauiense, Heráclito Fortes (PSB), teve o nome apontado, mais uma vez, como candidato à Presidência da Câmara Federal. As eleições acontecem somente em fevereiro do próximo ano, mas as articulações já estão intensas. Essa não é a primeira vez que o nome do parlamentar piauiense é apontado como um dos nomes para a disputa pela vaga. 
Em julho deste ano, Fortes manteve o interesse em disputar a Presidência, para um mandato tampão, em virtude da renúncia de Eduardo Cunha (PMDB), após ter o nome envolvido em diversas denúncias de irregularidades. “A Câmara agora está vivendo um momento de tranquilidade, de paz. De modo que eu posso, sim, vir a ser candidato à presidência”, admite o deputado. 

No PSB, o nome de Heráclito já começa a ser trabalhado, na tentativa de unificar o partido em torno de um único nome para a disputa. O deputado federal Rodrigo Martins (PSB), por exemplo, destacou o preparo do aliado para o cargo. “O deputado Heráclito é preparado. Conhece bem a Câmara, todo o processo legislativo. É um nome quase que unânime dentro do partido para a disputa”, pontua. 

Atualmente a Câmara é governada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) que foi eleito presidente da Casa, com 285 votos. Ele venceu o segundo turno disputado com o deputado Rogério Rosso (PSDDF), que teve 170 votos. Pelo Regimento Interno da Câmara, Maia não pode ser candidato à reeleição, já que há um dispositivo que não permite a reeleição, dentro de uma mesma legislatura. 

No entanto, nos bastidores já se comenta que o parlamentar busca uma articulação, um mecanismo, para entrar na disputa e permanecer à frente do legislativo federal. Na época das eleições em que Maia foi eleito presidente, se falou em um acordo entre o PSDB e o DEM para, na disputa de fevereiro de 2017, o DEM apoiasse o candidato tucano. No entanto, o acordo pode não ser cumprido, se a CCJ da Câmara responder positivamente à consulta de Rodrigo Maia

Por: Mayara Martins

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.