Educaçâo

Mais de 95 mil eleitores têm até amanhã para justifcar ausência em votação

Termina amanhã o prazo para que os eleitores que não puderam comparecer às urnas no dia das eleições compareçam ao cartório eleitoral para justificar a ausência. No Piauí, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 279.953 eleitores não votaram nas eleições do dia 2 de outubro. Do total, 95.004 ainda não justificaram as ausências.
Sem a regularização da situação eleitoral, o eleitor sofre uma série de restrições, tais como a obtenção de passaporte, se inscrever em concurso público, nem ser empossado, e nem pode se matricular em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo.
Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral munido dos documentos pessoais e de um formulário de requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser retirado pela internet. Além disso, o eleitor deve levar uma documentação comprobatória do porque não pode comparecer à sessão eleitoral para a votação. O juiz eleitoral irá examinar os dados e validar a justificativa.
Não há limitações ao quantitativo de justificativas eleitorais que o eleitor pode apresentar, mas o não comparecimento pode acarretar, inclusive, no cancelamento do título eleitoral.
 Mayara Martins - Jornal O Dia

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.