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PROFESSORES Formação continuada é tema de debate na Câmara dos Deputados

O Ministério da Educação participou, nesta terça-feira, 6, na Câmara dos Deputados, do Seminário Internacional de Formação Docente. Durante o evento, que teve como objetivo a troca de experiências nessa área, foram debatidos temas como formação inicial e continuada e o papel do professor na formação de cidadãos do século 21.
A professora Carmem Neves, diretora de formulação de conteúdos educacionais do Ministério da Educação, participou da mesa que discutiu o tema formação continuada. Ela explicou que a pasta tem investido em programas que promovem o desenvolvimento dos profissionais, mas que os resultados ainda não são satisfatórios.
“Nós estamos avaliando esses programas, mas o que temos visto é que, na maioria das vezes, eles reproduzem as lacunas da formação inicial: você chama instituições que fazem uma formação inicial frágil e pede para que elas façam a formação continuada, e a formação continuada acaba por reproduzir aquelas lacunas. Nós temos que reverter isso; conversar sobre isso e, principalmente, mudar isso”, salientou Carmem Neves.
A representante do MEC destacou ainda a importância da cooperação entre união, estados e municípios para o trabalho de fomento à formação dos professores. Para ela, é necessário descentralizar e fazer um trabalho articulado com as redes e com as escolas e não um modelo único para todo o Brasil. “Discute-se no MEC sobre o professor estar permanentemente num processo de aperfeiçoamento, de desenvolvimento profissional e não um simples treinamento de professores”, lembrou Carmem Neves.
O evento é voltado para profissionais da educação, gestores e pesquisadores e foi promovido pela Frente Parlamentar da Educação, em conjunto com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Assessoria de Comunicação Social

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