Educaçâo

Restaurante Popular combate o desperdício de alimentos

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou, nesta terça-feira (6), de 11h30 às 13h, monitoramento do desperdício de alimentos no Restaurante Popular Betinho. A atividade tem por objetivo dar continuidade à campanha de conscientização iniciada em maio e será realizada por meio de conversas com profissionais e usuários, além de distribuição de folders.

“Iniciativas como essa visam conscientizar o usuário sobre os alimentos deixados na bandeja, sensibilizando a população a utilizarem somente o necessário para sua alimentação, sem o desperdício”, ressalta o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo.

O Restaurante Popular oferece diariamente, de segunda a sexta-feira, até 1.250 refeições. Por mês, o restaurante oferece cerca de 27.500 refeições. Cada refeição custa o valor de R$ 2 por pessoa, já o valor restante de R$ 8,50 é subsidiado pelo Governo do Estado. Há quase uma década, o Restaurante Popular Betinho atua garantindo uma refeição balanceada e a preço acessível à comunidade que frequenta o Centro de Teresina, seja a trabalho ou por conta de outras atividades.

O local também funciona como Restaurante-Escola para graduandos do curso de Nutrição de uma faculdade particular. Por meio do estágio supervisionado, os alunos executam ainda atividades voltadas à educação alimentar, além de ações como verificação da glicemia capilar, avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição da pressão arterial, dentre outros.

No ano de 2008, o O Betinho foi premiado nacionalmente com o prêmio Josué de Castro – Boas Práticas em Gestão de Projetos – concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), como uma das melhores experiências do país na área de restaurantes populares. Também foi apontado como um dos três restaurantes populares modelos para todo o país, durante o evento de restaurantes populares realizado no ano de 2009, em Brasília. 
Mirian Teles

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.