Educaçâo

Equipe de Brasília vem ao Nordeste estudar ocorrências dos abalos sísmicos

Sismólogo Juraci Carvalho, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília
Uma equipe do Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília (UnB) deve desembarcar no Maranhão até o final desta semana. Segundo o sismólogo, Juraci Carvalho, os pesquisadores devem vir à região para estudar mais de perto os eventos sísmicos que estão sendo registrados desde a manhã dessa terça-feira (03).
Na manhã desta quarta-feira (04) o Observatório explicou que aproximadamente 50 réplicas do tremor foram registradas, porém, de baixa intensidade e inclusive imperceptível pela população. "Somente dois chegaram a ser acima de três graus e poderiam ter sido notados, mas os outros foram na média de 1.5", disse o sismólogo.
Sismólogo Juraci Carvalho, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília
A previsão é que a equipe saia de Brasília ainda nesta quinta-feira (05), de carro, com os equipamentos necessários para fazer os estudos in loco. “Estamos registrando réplicas, que são abalos muito pequenos e ruins para um estudo nacional. Então para determinar com maior precisão o que vem ocorrendo na região, é importante que seja feito os estudos no local”, explicou.
Juraci Carvalho adiantou ainda o que pode estar acontecendo na região. Segundo ele, o Brasil está no centro de uma placa tectônica, que está em atividade. A tensão maior, com a energia gerada pela movimentação da placa, fica localizada nas bordas das placas. Porém, parte desta energia também é liberada em pequenas falhas localizadas no meio da placa tectônica.
“Essas falhas normalmente ficam adormecidas, sem atividades, até quando a energia concentrada é liberada. Ai causam pequenos tremores, como aconteceu na região de Vargem Grande”, explicou.
Local onde aconteceu o abalo sísmico
Local onde aconteceu o abalo sísmico
Entenda o caso
Um tremor de terra de magnitude 4,7 na escala Richter atingiu na manhã de ontem várias cidades do Piaui e do Maranhão. O epicentro, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), foi na cidade de Vargem Grande (MA), 230 quilômetros de Teresina.
“Muitas cidades neste raio de 300 km podem ter sentido esse evento. É considerado um evento moderado e a capacidade de haver alguma destruição é pequena. A não ser que se trate de edificações mal construídas, que possam ter sido abaladas de alguma forma. Mas por essa magnitude é normal não acontecer”, explicou.
Defesa Civil no antigo prédio da Telemar onde funcionam diversas secretarias
Defesa Civil no antigo prédio da Telemar onde funcionam diversas secretarias
Na sede dos Correios, localizado no centro de Teresina os funcionários deixaram o prédio temendo que ele desabasse. O tremor foi sentido por pessoas que estavam em prédios altos. Há relatos do ocorrido também na cidade de São Luis no estado do Maranhão.
O abalo sísmico também foi sentido em União e José de Freitas. Não houve nenhuma alteração em voos na capital. 
O Governo do Estado enviou uma nota afirmando que em decorrência do tremor de terra, o governador Wellington Dias acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e fez contato com a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
 Dulce Furtado

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.