Educaçâo

Parnaíba, Luís Correia e Buriti dos Lopes estão entre as cidades que receberão médicos cubanos

A chegada de mais 41 médicos cubanos ao Piauí, prevista para a tarde deste sábado (28), foi antecipada para esta manhã. Os profissionais desembarcaram por volta das 9 horas no aeroporto Petrônio Portela em Teresina em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que antecipou o voo.

Os cubanos chegam ao Estado para participarem do Programa Mais Médicos e reforçar a assistência em 30 municípios. Atualmente 364 médicos estão no Piauí, através do programa, sendo 253 de Cuba, que estão em 126 municípios.

"Os que chegam hoje, repõem as vagas dos que completaram o ciclo de três anos e deixaram o Piauí no ano passado", explica a coordenadora do Mais Médicos no Piauí, Maria Idivani Braga.
Ela ressalta que atuação dos médicos será na atenção primária, preventiva dos pacientes. "Serviço de atenção primária fazendo serviço de promoção e prevenção nesses municípios".

Luiz Amador Hernandez, de 27 anos, participa pela primeira vez e disse ao Cidadeverde.com que pretende exercer a medicina no Piauí de forma preventiva. 

“Quero ajudar a população brasileira de forma solidária. Busquei na internet sobre o município que vu e vi que é uma população pobre, carente e a prioridade é exercer uma medicina preventiva que é o que ocorre no meu país”, afirma o médico que vai para Pimenteiras. 

O 25º Batalhão de Caçadores (BC) está dando o apoio logístico aos profissionais, levando-os para hotel onde vão pernoitar neste sábado e amanhã, às 6h30, para os municípios selecionados. Uma equipe do Ministério da Saúde também acompanha os médicos.

Como a previsão de chegada era paras 17h30 e foi mudada por um planejamento da FAB, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) fará, somente, neste horário a leitura da carta de boas-vindas e uma apresentação da escola de samba Sambão no hotel onde estão hospedados. 

Os médicos que chegam no sábado (28), irão atender nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Amarante, Avelino Lopes, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Corrente, Cristalândia, Gilbués, Guaribas, João Costa, Luis Correia, Matias Olímpio, Pimenteiras, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Filomena, São Francisco de Assis, São João do Arraial, São Julião, São Raimundo Nonato, Vila Nova do Piauí, Jaicós, Miguel Alves, Parnaguá, Parnaíba, Picos, Pio IX, São João do Piauí, Sigefredo Pacheco e Buriti dos Lopes.






 Izabella Pimentel e Caroline Oliveira do Cidade Verde

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.