Educaçâo

Recuperação econômica deve ser lenta e penosa

Depois de uma das maiores e mais profundas recessões já vividas pelo país, o Brasil, finalmente, começa a dar sinais de uma possível recuperação econômica. O sintoma mais evidente é a retomada de investimentos no setor de embalagens. Esse tipo de indústria funciona como um termômetro da economia. Se ela está investindo é porque vê indícios de que o parque industrial como um todo está confiante no aumento da produção.
Até lá, o caminho ainda será longo e penoso. É fato que a inflação está caindo, até mesmo por conta do desemprego e da consequente falta de dinheiro na carteira das famílias brasileiras. Com isso, os juros também entram em queda, a exemplo da taxa Selic ( referência para as demais taxas de juros) que hoje está em 12,25%, com perspectiva de chegar a 10% até o final do ano.
O que mais vai demorar a acontecer, no entanto, é a volta do emprego. Depois de perder mais de 12 milhões de postos de trabalho com carteira assinada, o Brasil espera ansioso para que os trabalhadores voltem a ter ocupação com renda fixa. As reformas encaminhadas ao Congresso, e as já aprovadas, como o teto dos gastos públicos, sinalizam um ponto de confiança para os empresários. É o que há de mais urgente para o país no momento.
O que preocupa é que a agenda política/policial possa comprometer a agenda de reformas que, por sua vez, implica diretamente na economia. Quando a população começa a se animar com alguma esperança de que o país está, enfim, voltando aos trilhos da normalidade, vem mais uma denúncia, escândalo, prisão, revelação, ou conchavo político para abafar tudo. Assim, fica difícil confiar.
Cláudia Brandão

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.