Educaçâo

Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia será tema de Audiência

Rio Gurgueia, município de Gilbués (Foto: Suele Nogueira)
A revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia será o tema de discução da Audiência Pública que acontecerá no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no município de Corrente. A iniciativa é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que convida toda a comunidade do Extremo Sul do estado para participar do evento que realizado no auditório do Instituto Federal do Piauí, Campus Corrente, a partir das 14h.
No mesmo dia, na parte da manhã, acontecerá a III Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, biênio 2016-2018, com os membros integrantes que representam os diversos municípios. Na pauta será discutida a cobrança pela outorga e uso dos recursos hídricos; calendário de reuniões para ano 2017 e discussão do projeto de revitalização do rio Gurguéia.
A bióloga Suele Nogueira, membro titular do município de Corrente no comitê durante o biênio 2016-2018, destaca a importância da participação da comunidade da audiência pública.
“Através da audiência pública os membros dos municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia poderão interagir opinando, expondo as problemáticas de cada município e  norteando possíveis soluções, uma vez que estarão presentes técnicos da SEMAR e várias autoridades de diferentes  esferas, como Justiça Federal, Ministério Público Estadual e Federal, deputados, senadores, instituições de ensino, como UESPI e IFPI, prefeituras e câmaras municipais, além do próprio Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, do Superintendente Estadual de Recursos Hídricos, Romildo Mafra e outros representantes do Governo do Estado do Piauí”.
“Esse será o momento para a comunidade se manifestar, pois a população é que está em contato no dia a  dia com a realidade dos municípios, nas suas particularidades em relação aos recursos hídricos, como degradação da mata ciliar, uso indevido da água, assoreamento e poluição, que resultam na degradação total da bacia hidrográfica. Lembrando que a Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia abrange todos os seus afluentes, inclusive os rios Corrente, Paraim, Lagoa de Parnaguá, Rio Fundo e outros”.
O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) é um órgão colegiado de recursos hídricos, com atribuição de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integra o sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos. O atual presidente do CBH do Rio Gurgueia, reconduzido ao cargo, é o secretário de Meio Ambiente do município de Bom Jesus, Ariderson Alves de Moura,  e o vice-presidente é o ambientalista Ederson Hermes Brito, de Corrente. Compõe ainda o comitê, representando a câmara municipal de Corrente, o vereador Joabe Santana e o ex-vereador e atual vice-prefeito, Dionízio Nogueira Júnior.
A  bacia  abrange,  total  ou  parcialmente,  33  municípios:  Cristalândia  do  Piauí, Corrente,  Sebastião  Barros,  Parnaguá,  Júlio  Borges,  Avelino  Lopes,  Gilbués,  Curimatá,  São Gonçalo do Gurguéia, Riacho Frio, Redenção do Gurguéia, Morro Cabeça no Tempo, Bom  Jesus,  Santa  Luz,  Guaribas,  Currais,  Cristino  Castro,  Palmeira  do  Piauí,  Uruçuí,  Alvorada  do  Gurguéia,  Manoel  Emídio,  Colônia  do  Gurguéia,  Pavussu,  Bertolínia,  Eliseu  Martins, Canavieira, Itaueira, Floriano, Sebastião Leal, Landri Sales, Jerumenha, Canto do Buriti e Monte Alegre do Piauí.
Fonte: Portal Corrente

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.